Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Mulungu do Morro pede direito de resposta em relação a carreata ocorrida em plena pandemia

Na resposta, o procurador diz que o grupo de oposição descumpre o isolamento social | FOTO: Reprodução/Facebook |

O Jornal da Chapada publicou, na última segunda-feira (25), matéria que trata de denúncias de grupo de moradores do município de Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina, em relação a uma carreata política em plena pandemia. O alcance e as discussões sobre o assunto em redes sociais fizeram com que fôssemos procurados pelo procurador do município, Renato Mascarenhas, para a gestão ter direito de resposta.

Em nota de assessoria jurídica, enviada pelo procurador do município, informa que “a notícia vinculando uma carreata como de autoria dos pré-candidatos a prefeito [Edimário] e do então gestor [Fredson Souza – PSB]”, ambos citados na matéria, “não tiveram ciência e não participaram do ato”. Ainda segundo a nota, “pelas imagens postadas no site, não há qualquer indício de que os pré-candidatos citados tenham participado” da carreata.

Segundo Mascarenhas, as alegações partem do princípio de não constar bandeiras levantadas ou mesmo a presença das pessoas indicadas. Ainda em nota, a assessoria expõe os riscos à saúde causado pelo grupo político de oposição, que é liderado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Faz-se necessário verificar os atos cometidos pela então oposição que vem desrespeitando as normas sanitárias, que orientam o distanciamento social, através de reuniões e aglomerações, como também visitas domiciliares dos pré-candidatos a prefeito e vice do partido do PT sem o uso de máscara, desrespeitando as normas da OMS [Organização Mundial de Saúde]”, aponta.

Ato político da oposição também durante pandemia

“Ademais, quanto a notícia de que a Samu teria participado da manifestação, já houve nota informativa do município indicando que não houve qualquer participação da Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], uma vez que a mesma estava retornando à sua Sede e foi surpreendida com o ato”, completa a nota. O Jornal da Chapada deseja ressaltar que sobre a participação do Samu, reiteramos na matéria sobre a nota de esclarecimento, divulgada em rede social na página oficial do município.

“A prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento em redes sociais, na página oficial da gestão do prefeito Fredson Souza, sobre a presença da Samu na carreata. A coordenadora Ezione Rodrigues informou que a unidade móvel estava retornando à base”, aponta matéria divulgada pelo Jornal da Chapada na última segunda.

Sobre ataques ao Jornal da Chapada
A respeito de questões levantadas sobre imparcialidade e verdade dos fatos, o Jornal da Chapada tentou entrar em contato com a gestão pelos dados que estavam ao alcance, no entanto, em período de pandemia, os serviços da prefeitura devem estar suspensos. O jornal reitera que “preza pela imparcialidade e com a verdade. Buscamos a todo momento cumprir com nosso papel social, que é alcançar e dar voz ao povo, principalmente em locais onde os braços do Estado e da Justiça não conseguem alcançar”.

O Jornal da Chapada e seus editores prezam pela apuração e elucidação dos fatos para evitar acusações de ‘fake news’. A coordenação editorial reitera o compromisso social com as informações veiculadas e repudia ataques de aliados políticos do prefeito de Mulungu do Morro em redes sociais, que acusam que a informação veiculada é ‘fake news’.

“Todas as informações para quem não gosta são ‘fakes’. Existe uma rede de desinformação que tenta, a todo custo, desmoralizar a imprensa por dizer a verdade e narrar os fatos. Isso é lamentável. O Jornal da Chapada sempre preservou as fontes e sempre procura ouvir o contraditório, mas qualquer tentativa de censura ou de manchar a imagem do periódico será repudiada”, completa a nota do grupo de jornalismo.

Jornal da Chapada

Leia aqui a íntegra da nota de resposta…

Leia também

#Chapada: Moradores de Mulungu do Morro ficam indignados com carreata política em plena pandemia; veja vídeos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas