Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeito de Itaetê não descarta ‘lockdown’ no município que já registra 37 casos positivos de covid

Itaetê tem 10 casos da doença que evoluíram para óbito | FOTO: Montagem do JC/PMI |

A prefeitura do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, divulgou novo boletim epidemiológico neste domingo (31) com acréscimo de cinco casos positivos da síndrome respiratória aguda grave, totalizando 37 infectados por coronavírus. O prefeito Valdes Brito (PT) utilizou as redes sociais e não descartou adotar medidas ainda mais duras como o ‘lockdown’, que seria fechar toda a cidade para conter o vírus. Os novos contaminados foram confirmados a partir de testes rápidos, sendo dois na sede e três no povoado de Rumo.

O boletim ainda aponta para 38 casos suspeitos, 215 monitorados e 192 casos descartados. Com monitoramento diário para identificar novos suspeitos, a prefeitura segue com as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde. Conforme foi informado pelo prefeito, “hoje [domingo, 31] foram realizados 21 novos testes, entre estes, foram confirmados mais cinco casos de pessoas infectadas pelo coronavírus no município: dois na sede e três no povoado de Rumo. Quatro dessas pessoas já estavam entre os suspeitos”, confirma.

O prefeito Valdes lamenta o não cumprimento das medidas de prevenção contra o coronavírus, que dentre elas está o isolamento social, mesmo com a divulgação do crescimento de casos e orientações sobre a gravidade da doença. “Mesmo com um problema tão sério como este, ainda estamos encontrando resistência de muita gente em cumprir o isolamento e outras questões previstas em decreto”, ressalta o gestor chapadeiro.

Ele adotará medidas mais duras para tentar conter a disseminação do vírus. “Por isso, estamos organizando medidas mais duras e não descartamos até o ‘lockdown’ pra meados dessa semana. A melhor estratégia para vencer essa guerra é a consciência e a colaboração da população”, finaliza o prefeito.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas