O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, terá mais R$1 milhão em recursos para ajudar a se tornar um polo de saúde na região. Os recursos são de emenda alocada pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) por meio de indicação de aporte financeiro no Ministério Saúde, dentro do programa de Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de importância internacional decorrente da doença infectocontagiosa covid-19. Conforme Assunção, o valor já está incluso na Lei Orçamentária Anual (LOA-2020) e vai auxiliar a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP).
“Itaberaba se estrutura para ser um polo regional de saúde com UTIs, centros especializados de atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus e, nada mais justo, que nosso mandato ajudar a consolidar essa implementação. O valor pode ser utilizado na compra de equipamentos, por exemplo”, salienta Valmir. Recentemente, o governador Rui Costa (PT) anunciou a instalação de 20 Unidades de Terapia Intensiva para o município chapadeiro, além de ter a construção em andamento de uma policlínica e reforma e ampliação do Hospital Regional de Itaberaba.
“Agradeço, em nome de todo o povo de Itaberaba, ao deputado federal Valmir Assunção pelo apoio neste momento tão difícil que passa o Brasil. Essa emenda, no valor de R$1 milhão, com certeza, vai nos ajudar decisivamente no combate à pandemia do novo coronavírus em nosso município. Isso ajudará a salvar vidas e ampliar as nossas ações para proteger a população da covid-19”, salienta o prefeito Ricardo Mascarenhas.
O deputado baiano ainda salienta o momento complicado que o planeta passa com os efeitos catastróficos da pandemia. Valmir frisa que a emenda foi um pedido das lideranças da Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência interna do PT, da qual faz parte. “A região da Chapada Diamantina é um dos locais da Bahia com municípios ainda em enormes dificuldades para atender a população no setor de saúde, e todas as forças unidas para mudar essa realidade é fundamental agora durante a crise”, completa. As informações são de assessoria.