Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradores de Mucugê reclamam da situação da água com teor de alumínio acima do permitido pela OMS

A água com coloração escura deixou moradores preocupados | FOTO: Montagem do JC |

O Jornal da Chapada recebeu uma reclamação de moradores do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, sobre a qualidade da água para consumo humano na última terça-feira (2). Além de entrar em contato com o jornal, os moradores da região também relataram o caso por meio de suas redes sociais. A reportagem recebeu dois resultados de amostras coletadas: uma na ‘Unidade de Saúde da Família [USF]’, 1,1 mg/l, e da ‘Rua Reginaldo Medrado’, onde fica o hospital municipal, de 1,2 mg/l. Ambos os resultados tiveram concentrações de alumínio acima do permitido pela Portaria De Consolidação do Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – que é de 0,2 mg/l.

“Aqui está o resultado da análise de água de Mucugê na rua do Hospital, para o parâmetro alumínio, 600% acima do recomendado”, aponta um morador em contato com o jornal. Outro denunciante, que não quis se identificar, enviou fotos mostrando a cor e o relato das demais características da água local. “[Essa é] a água que a população de Mucugê recebe nas torneiras. Temos uma estação de tratamento que não funciona por falta de materiais para o tratamento da mesma. Na maior parte das vezes a água chega com um odor insuportável”, afirma o morador da cidade chapadeira.

Veja vídeo divulgado pelos moradores

Conforme estudos que avaliam a qualidade da água e a concentração de minerais, o alto teor de alumínio pode implicar em diversas doenças de competência neurológica como, por exemplo, ‘Mal de Parkinson’, ‘Alzheimer’, escleroses, demências, além de doenças ósseas, obesidade e até o câncer, especialmente o de mama. Para falar sobre o assunto, o Jornal da Chapada entrou em contato com o prefeito Manuel Luz (PSD), que esclareceu o caso.

“Conversei com o responsável [pela estação de tratamento de água] e me informou que tivemos um problema pontual de ordem técnica num equipamento do tratamento, mas que já foi regularizado. Quando isso acontece, é normal ficar dois ou três dias com coloração diferente da normalmente apresentada por até gastar a água que fica no reservatório de distribuição”, ressalta o gestor do executivo ao retornar o contato da reportagem.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas