Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeito fala sobre ações para conter a covid-19 em Itaberaba; município mantém números de casos ativos

O prefeito Ricardo Mascarenhas, o secretário João Rodrigues e a coordenadora de vigilância Aline Negrão | FOTO: Reprodução/Facebook |

Diante do crescente número de casos confirmados da covid-19 no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) tem tomado iniciativas para conter e combater o avanço da doença, que tem matado milhares de pessoas no mundo. O gestor chapadeiro e sua equipe de governo não medem esforços com ações que garantam a integridade e saúde de sua população. Atualmente, Itaberaba tem 43 casos ativos da doença infectocontagiosa.

Na última quarta-feira (3), Ricardo Mascarenhas realizou a live ‘Fala Prefeito’, em sua página na rede social, para deixar a população itaberabense informada sobre as ações e prestações de contas, principalmente no momento de pandemia do novo coronavírus. O vídeo tem a participação do secretário de Saúde João Rodrigues e da coordenadora de vigilância em Saúde Aline Negrão e traz detalhes dos casos confirmados e de medidas importantes para esse momento.

Ricardo Mascarenhas descreve o boletim de casos notificados na região e responde que não vai liberar ônibus de São Paulo para Itaberaba. Ele diz que “a rodoviária continua fechada até que os casos diminuam na cidade chapadeira”. O bate-papo alcançou assuntos sobre a saúde, prevenção, proteção de todos e prestações de contas. No vídeo, o prefeito fala também da realização dos testes rápidos que “têm ajudado a identificar pessoas com covid-19” e da prevenção contra o coronavírus.

O gestor aponta que “a transmissão está ocorrendo de pessoa para pessoa e o que vale é a gente se preocupar em nos proteger, uso de máscara é obrigatório”, reforça. Sobre o uso da cloroquina, o secretário João Rodrigues diz que há muita controvérsia. “Temos a medicação cloroquina, embora há uma controvérsia dos médicos que discutem os protocolos, sobre abordar o paciente grave com cloroquina ou abordar preventivamente ou profilaticamente antes de desenvolver a fase mais grave da doença”, salienta Rodrigues.

Boletim atualizado

Ele continua dizendo que tem “os profissionais voltados a pensar sobre esses protocolos e referência é o infectologista doutor Renato e doutor Josean, diretor médico da UPA, e doutor Camilo, que são profissionais que estão diretamente ligados ao tratamento e assistência ao paciente de covid-19 e que discutem estratégias que são utilizadas mundo a fora. Estamos montando um protocolo para atender aos idosos, especificamente, que foram testados positivos recentemente, de uma forma profilática preventiva para que possamos curar a doença na fase inicial”, completa o titular de Saúde.

O boletim de Itaberaba, desta quinta-feira (4), mantém 60 casos confirmados, sendo 43 ativos, 15 que já foram curados e dois que foram a óbitos. Nove casos são suspeitos, 246 são monitorados e 122 tiveram resultado negativo para a doença. O município realizou no total de 520 testes rápidos. “Se tiver sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h. Outras emergências procure o Pronto Socorro, na maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. O uso de máscara é obrigatório”, aponta nota do boletim epidemiológico.

Jornal da Chapada

Boletim atualizado

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas