Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: MST doa 100 toneladas de alimentos e planta 15 mil mudas de árvores no estado

Os alimentos são doados por agricultores familiares de acampamentos e assentamentos organizados pelo movimento | FOTO: Divulgação/MST |

Para garantir segurança alimentar a assentados e acampados de reforma agrária e ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade, durante a pandemia da covid-19, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) doou mais de 100 toneladas de alimentos agroecológicos em toda a Bahia neste final de semana. As ações aconteceram no sábado (13) e no domingo (14), conforme assessoria de comunicação do movimento, que enviou texto sobre uma série de atividades.

Também foram plantadas cerca de 15 mil mudas de árvores, para ajudar no reflorestamento e na recuperação de áreas degradadas no estado. No sábado, além da doação de alimentos e plantio de árvores, foram realizadas diversas ações ao longo do dia. As famílias sem terras doaram sangue, fizeram atos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e lançaram o Plano Emergencial da Reforma Agrária Popular.

O lançamento aconteceu por meio de uma live nas redes sociais com os dirigentes nacionais do MST Evanildo Costa e Lucinéia Durães, a popular ‘Liu do MST’. Também teve o ‘Arraiá da Reforma Agrária’, com live de artistas populares do MST. Essas lives foram transmitida nas redes sociais da página ‘Voz do Movimento’, com apresentação de Ane Lebrão, e shows de Raumi Souza, Val Santos, Rosalvo José, e Jerry Cunha.

Arraiá da Reforma Agrária

Doações de alimentos
Só em 2020, o MST já doou mais de 300 toneladas de alimentos. No sábado e no domingo, foram doados mais de 100 mil quilos. Abóbora, milho verde, arroz, batata doce, feijão frutas e verduras variadas, são alguns dos itens que integraram as doações. Os alimentos são doados por agricultores familiares de acampamentos e assentamentos organizados pelo movimento. Na Chapada Diamantina, por exemplo, os municípios de Andaraí, Itaetê, Iramaia, Utinga, Lençóis, Tapiramutá e Piritiba foram alguns dos beneficiados na região.

“O MST entende que a pandemia da covid-19 e os seus efeitos sobre os trabalhadores e a população mais pobre, agravam as consequências da crise do capitalismo que atingem a economia, a política, a sociedade e a natureza. Nesse sentido, o ato de solidariedade realizado no sábado, contribuiu com as famílias que mais necessitam, neste momento”, salienta a nota enviada pela assessoria do MST.

Alimentos foram doados em diferentes regiões da Bahia | FOTO: Divulgação/MST |

Plantio de árvores
O plantio de árvores é uma ação da campanha nacional de plantio de árvores e alimentação saudável organizada pelo MST, que tem o objetivo de realizar a recuperação de áreas degradadas por meio da implementação de agroflorestas e quintais produtivos.

Só na Bahia, o MST prevê o plantio de 10 milhões de árvores nos próximos dez anos. Para este ano, estão previstas o plantio de 100 mil árvores em todo o estado. No país, a previsão é que seja plantado 100 milhões de árvores em dez anos. Jornal da Chapada com texto base do MST.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas