Ícone do site Jornal da Chapada

#Itaberaba: “É preciso que haja consciência coletiva”, diz prefeito sobre impedir contágio da covid; são 143 casos confirmados

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, se pronunciou em rede social | FOTO: Divulgação |

O decreto de número 120 editado na última terça-feira (16) traz uma série de recomendações para tentar conter a propagação da covid-19 em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. A prefeitura, administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), por recomendação do Comitê Técnico de Enfrentamento e Combate à Pandemia, emitiu o novo documento oficial, após registros de aglomerações em pontos específicos no município. Já são 143 casos positivos da doença infectocontagiosa com cinco mortes.

“Impedir o contágio não depende exclusivamente das nossas ações preventivas. É preciso que haja consciência coletiva. Somente juntos vamos superar a covid-19, recuperar a economia, a autoestima e a alegria do povo. Estamos trabalhando incansavelmente para preservar vidas e para dar aos infectados pelo coronavírus todo acompanhamento possível para o tratamento e cura”, declara o gestor Ricardo Mascarenhas, que em pronunciamento em rede social enumerou todas as ações que estão sendo implantadas e organizadas para conter a pandemia.

Ricardo aponta o que vem acontecendo nos municípios vizinhos a Itaberaba, como Ruy Barbosa, Iaçu, Boa Vista do Tupim e Itaetê, todos com casos positivos e até óbitos pela doença infectocontagiosa. Ele ainda ressalta que o número de casos tem aumentado no município devido a aglomerações irregulares e entrada de pessoas de São Paulo e do Rio de Janeiro, mesmo com toda atuação das barreiras sanitárias, que estão nas entradas da cidade dia e noite.

Entre as novas medidas que compõem o decreto, estão a proibição do funcionamento de bares em todo o município entre 18 e 26 de junho, sendo que esses estabelecimentos só poderão funcionar na modalidade delivery e drive-thru, ficando vedada o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas. A ação preventiva se estende também aos restaurantes, lanchonetes e congêneres, além de proibir os sons de paredão em todo território municipal. Essas medidas visam coibir os excessos durante o período em que se comemoraria o São João.

O boletim epidemiológico desta quarta-feira (17) registra 14 novos casos da covid-19 computados nas últimas 24h. Itaberaba tem, atualmente, um total de 143 casos confirmados, sendo 84 ativos, 54 curados e cinco óbitos. Os casos suspeitos são 11 e 175 são monitorados. Em relação aos testes rápidos, o município realizou um total de 915 e 180 casos foram descartados.

No mapeamento por localidade, o vírus já circula em 29 bairros. Em ‘São João’ são 23 casos, ‘Independente’, 13, ‘Bairro Vermelho’, 11, e o ‘Centro’ com 10 casos. Os bairros ‘Caititu’ e ‘Vida Nova Itaberaba’ apresentam oito casos cada. ‘Campo do Governo’ tem seis, ‘Pé do Monte’, ‘Urbis’ e ‘Batalhão’ têm cinco cada. Os demais bairros apresentam entre um a quatro casos cada. Na zona rural, a região de ‘Santa Helena’ tem três casos, o povoado de ‘Guraibas’ com dois, e ‘Campo de Avião’ e ‘Amaralina’ com um caso cada.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas