Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Estudos apontam que sistema imunológico humano tem dificuldades de criar resistência contra a covid-19

A pesquisa foi realizada com 37 pacientes assintomáticos | FOTO: Reprodução/BBC News |

Um estudo recente foi publicado pela revista científica ‘Nature Medicine’, onde aponta que o sistema imunológico humano tem dificuldades de criar resistência contra a síndrome aguda grave (Sars-CoV-2). Segundo este estudo, em apenas três meses, após o contágio, os anticorpos do organismo já não reconhecem mais o vírus, sobretudo nos casos menos graves.

A pesquisa foi realizada com 37 pacientes assintomáticos internados em um hospital, no distrito de Wanzhou, no sudoeste da China, que foram diagnosticados com infecções por coronavírus confirmadas por RT-PCR, mas sem sintomas clínicos relevantes. Foi verificado que no grupo assintomático houve uma duração média de 19 dias para o vírus infectar e, após se reproduzir, começar a ser liberado no ambiente.

Entretanto, os níveis de IgG (onde apresenta imunidade) específicos para o vírus no grupo assintomático foram significativamente menores em relação ao grupo sintomático na fase aguda.

Diante dos dados o estudo sugere que a redução nos níveis de IgG e de anticorpos neutralizantes na fase inicial de processo infeccioso pode ter implicações para a estratégia de imunidade e pesquisas sorológicas. O estudo completo pode ser consultado aqui. Jornal da Chapada com informações da revista Nature Medicine.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas