Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Força-tarefa em Itaberaba fiscaliza cumprimento de ‘lockdown’; foram 12 casos de covid registrados em 24h

Fiscalização deve seguir ate a próxima quinta, quando acaba o prazo do decreto | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Para garantir o cumprimento do decreto que estabelece o ‘lockdown’ no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, a administração do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) formou uma força-tarefa com a participação de diversos órgãos públicos municipais e estaduais. Os órgãos que integram a força-tarefa de fiscalização iniciaram as ações conjuntas nesta sexta-feira (26) e vai até a próxima quinta-feira (2), em todo o território municipal. Inclusive na zona rural – que terá as ações realizadas durante todo o final de semana.

“É um momento difícil que a gente está passando, por isso precisamos do apoio de toda a população. Sabemos que são medidas duras, mas necessárias. O fechamento do comércio por sete dias e o toque de recolher. Para garantir o cumprimento do ‘lockdown’, criamos uma força-tarefa que vai ter o apoio da Guarda e das polícias Militar e Civil”, disse o prefeito Ricardo Mascarenhas em transmissão pelas redes sociais.

Segundo informações de assessoria, a força-tarefa é coordenada pela Secretaria de Saúde (Sesau), através da Coordenação de Vigilância em Saúde – por meio das gerências de vigilância Epidemiológica e Sanitária. A Guarda Civil Municipal (GCM), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e a Coordenação de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), integram a ação de fiscalização.

Também fazem parte da força-tarefa a Ouvidoria Geral do Município, a Procuradoria Geral do Município (PGM) e Defesa Civil Municipal (DCM). A ação vai contar com o auxílio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), através do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), através do 11º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Itaberaba, e da Polícia Civil da Bahia (PC-BA).

No boletim epidemiológico desta sexta-feira (26), o município registrou 12 novos casos da doença infectocontagiosa em 24 horas. Agora, o total é de 248 casos confirmados, sendo 132 ativos, 104 curados e 12 óbitos. Itaberaba segue com 17 casos suspeitos, 195 monitorados e 201 descartados. Foram realizados 1.392 testes pelo município. No mapeamento por localidade, 31 bairros têm casos ativos, sendo os bairros ‘Independente’, ‘Centro’ e ‘Caititu’ com mais de dez casos. Na zona rural, apenas o povoado de ‘Volta do Rio’ tem um caso ativo. Os demais dados estão no boletim epidemiológico desta matéria.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Decreto que detalha ‘lockdown’ e ‘toque de recolher’ é publicado pela prefeitura de Itaberaba; confira aqui

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas