Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Paciente com 71 anos é o primeiro óbito registrado por covid-19 em Mucugê; município tem seis casos ativos

Nova vítima fatal do vírus residia no povoado de ‘São João’ | FOTO: Montagem do JC |

A primeira morte registrada por covid-19 no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, foi de um paciente de 71 anos. Esse foi o oitavo registro de casos positivos da doença. Conforme dados divulgados pela prefeitura local, o óbito aconteceu nesta sexta-feira (26), após o paciente ter dado entrada um dia antes, quinta (25), apresentando sintomas como febre, tosse, dispneia, saturação baixa, com comorbidades e histórico de viagem a Salvador.

Os dados foram confirmados pelo líder da pasta de Saúde, Igor Teles. Ele aponta que para facilitar a detecção da vírus por meio do teste rápido, diante do quadro que paciente se encontrava, foi utilizado a técnica de sorologia. Ele explicou ao Jornal da Chapada que apenas com o sangue capilar, ao furar o dedo, poderia demorar dias para o resultado.

“No teste rápido você fura o dedo, coloca o sangue capilar no teste e espera 15 minutos, só que a sensibilidade de detectar um vírus dessa forma é muito lenta e requer muitos dias. Fizemos a coleta de sangue colocamos em um tubo de ensaio, centrifugou e separou o sangue do plasma e da parte sorológica [é o plasma sem os fatores de coagulação e fibrinogênio] da corrente sanguínea e pegamos o soro e colocamos no teste rápido e com 10 minutos tivemos o resultado positivo”, conta o secretário.

Igor ainda aponta que foi realizada a regulação para o hospital de referência- Hospital Regional da Chapada, em Seabra, junto com o médico do município para um melhor suporte ao paciente, no entanto, nesta sexta, o paciente foi a óbito. O boletim agora consta 11 casos positivos, sendo seis ativos e um óbito. Um caso é suspeito e 128 seguem em monitoramento. Matéria atualizada às 3h da manhã do sábado (27) para acrescentar novos dados da pandemia no município.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas