Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Em pleno período de pandemia, lixão de Palmeiras é queimado e gera indignação de moradores; fumaça afetou até rua de hospital

Fumaça incomodou moradores; o incêndio só foi contido durante o dia | FOTO: Montagem do JC/Joilson Santos |

Os moradores do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, passaram a madrugada deste sábado (27) inalando fumaça tóxica provocada por um incêndio no lixão localizado no centro da cidade chapadeira. As chamas só foram debeladas durante o dia.

Como se não bastassem os incômodos ocasionados pelo depósito de resíduos sólidos, que pode gerar várias outras doenças, agora os resíduos são queimados em plena pandemia do novo coronavírus, o que indigna e preocupa os moradores. Fotos e vídeos enviados ao Jornal da Chapada comprovam a situação.

A fumaça chegou até a rua do hospital e preocupou moradores que vivem nesta região | FOTO: Divulgação/Joilson Santos |

Segundo relatos encaminhados a este site, a fumaça do lixão toma conta do bairro ‘Jason Alves’ (as Casinhas) e os moradores denunciam que o fogo é frequente e que as providências não são tomadas por parte da gestão municipal.

“Não consegui dormir essa noite. A fumaça vai até depois do hospital, isso é uma vergonha. Tenho um bebê de três meses, moro aqui próximo ao lixão e sofro direto com crises alérgicas e ninguém toma providências”, declara o morador indignado com a situação.

1 / 12

Vale salientar que o lixão de Palmeiras já foi manchete até do Programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes. Na matéria, o repórter conclama providências do Ministério Público do Meio Ambiente e até pede para o prefeito Ricardo Guimarães (PSD) renunciar ao cargo.

Palmeiras segue com dois casos da covid-19, mas estão curados. Um paciente está sob investigação da doença. Vale também frisar que pacientes que estão ou estiveram com o pulmão comprometido pela inflamação causada pela covid, pode piorar os sintomas e, com isso, retardar a recuperação e o processo de reparo das células comprometidas. Isso foi alertado por cientistas quando falaram sobre a queima de fogueiras durante o São João nos municípios.

Jornal da Chapada

Veja aqui vídeos enviados ao site sobre o incêndio

Programa da TV Bandeirantes

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas