AssessoriaCidadesCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Rio de Contas tem lixão a céu aberto e queimando por 24h; moradores reclamam da situação

O lixão pega fogo e forte cheiro de gás metano incomoda os moradores da cidade chapadeira | FOTO: Reprodução/Nova FM Rio de Contas |

Os moradores de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, estão reclamando que o fogo que atinge o lixão forma uma fumaça tóxica – que já dura na cidade 24h. A reclamação se estende para o incômodo do cheiro forte do gás metano produzido pelos compostos orgânicos. “A situação se agrava durante a noite quando cai a temperatura aumentando a fumaça. O lixão que está acima da cidade – próximo ao campo de pouso – está em chamas queimando sacolas plásticas, pneus, papel, resto de podas e todo tipo de material. Não se sabe ao certo quem ateou o fogo criminoso”, diz publicação da rádio Nova FM Rio de Contas.

Ainda conforme dados da rádio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi informada sobre o problema e já esteve no local. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, medidas foram tomadas para resolver a situação. “Na próxima semana, o Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos] estará na cidade para tomar as medidas legais, enquanto isso as chamas continuam e só deve parar após a queima de todo material, ação do corpo de Bombeiros, carro-pipa ou sob fortes chuvas”, frisa texto publicado pela rádio.

Confira aqui fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo especialistas ouvidos pela rádio, ao inalar fumaça gerada por esses materiais a pessoa pode ter intoxicação e agravar doenças respiratórias, como asma e bronquite, por exemplo. “A melhor forma de prevenção é se afastar ao máximo da fumaça. Um dos principais sintomas de intoxicação são tosses seguidas de falta de ar. Caso persistam, é necessário buscar ajuda do serviço médico, a atenção deve ser redobrada no caso das crianças e idosos com histórico dessas doenças. Uma vez expostos, esses grupos podem desenvolver quadros de infecção respiratória severa, aponta informações do Ministério da Saúde”, finaliza matéria da Nova FM Rio de Contas. Jornal da Chapada com informações da rádio.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas