Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Casal de advogados usa rifle e revólver para ameaçar manifestantes antirracistas em bairro de luxo nos EUA

Os advogados estadunidenses Mark e Patricia McCloskey | FOTO: Reprodução/Saint Louis Public Radio |

O caso aconteceu na tarde deste domingo (28), na cidade de Saint Louis, estado de Missouri, no interior dos Estados Unidos. Um grupo de centenas de manifestantes realizava uma marcha antirracista quando foi ameaçado por um casal de advogados, ele com um rifle, ela com uma pistola.

O ataque foi realizado pelos advogados Mark e Patricia McCloskey, que vivem uma pequena mansão em Forest Park, um bairro luxuoso da cidade. A marcha passava ao lado da propriedade porque ela ficava no caminho até a prefeitura, onde se realizaria o ato final do protesto.

Os advogados justificaram a postura, horas depois, afirmando que os manifestantes teriam invadido o jardim da casa, embora as imagens não mostram tal situação. Também alegaram que havia manifestantes armados (o que tampouco é visto nos vídeos), e que não chegaram a disparar, só “tentavam se proteger”.

Os pouco mais de 300 manifestantes (segundo informação do canal local KSDK) se mobilizaram em favor do projeto de reforma do Departamento da Polícia local, em sintonia com iniciativas em várias outras cidades do país que promovem mudanças similares desde o caso ocorrido em Minneapolis no dia 25 de maio, quando um policial assassinou o afro-americano George Floyd, com a cumplicidade de três colegas.

A manifestação também tinha programado um ato de repúdio contra a prefeita de Saint Louis, Lyda Krewson (Partido Democrata), que se opõe à reforma policial e tentou enfraquecer os movimentos sociais nesta semana com a divulgação de nomes e endereços de ativistas que defendem o projeto. As informações foram extraídas do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas