Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaetê volta a registrar caso de covid-19; decreto estende medidas de prevenção até 15 de julho

A prefeitura continua a monitorar as ações e a cumprir protocolos | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Sobe para 50 o número de casos do novo coronavírus no município de Itaetê, na Chapada Diamantina. O boletim epidemiológico divulgado pela administração do prefeito Valdes Brito (PT) nesta quinta-feira(2) aponta para 46 casos curados e quatro ativos. Doze pessoas seguem sob investigação da doença e 82 pessoas estão em quarentena e monitoradas pela equipe de saúde. Até o momento já foram realizados 373 testes rápidos com 325 resultados negativos.

Em nota, a Secretaria de Saúde esclarece o processo de descoberta do novo caso e informa que o quadro do paciente é estável. “Mais uma pessoa testou positivo para a covid-19 em nosso município. Trata-se de um homem residente no distrito de ‘Rumo’. O mesmo deu entrada no Hospital Municipal de Itaetê, no dia 27 de junho, onde foi incluído na Central de Regulação do Estado e realizada a coleta para o teste RT-PCR [Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase]”.

A nota ainda aponta que “no dia 29 de junho, saiu a regulação para um hospital em Salvador, no dia 30 de junho, a ambulância de suporte avançado com toda equipe [médico, enfermeiro e técnico de enfermagem] veio para conduzi-lo até a capital e hoje, dia 2 de julho, através do Lacen-BA [Laboratório Central da Bahia] o resultado do PT-PCR deu positivo para Sars-CoV-2 [Síndrome respiratória aguda grave]. Informamos que o paciente encontra-se hospitalizado e no momento o quadro é estável”, finaliza a gestão.

Ainda nesta quinta, o prefeito Valdes editou um novo decreto, o de número 51, que dá continuidade aos decretos anteriores, estendendo até 15 de julho as medidas restritivas, como a obrigatoriedade do uso da máscara, o distanciamento social, a não ocorrência de aglomerações, o horário de fechamento de estabelecimentos essenciais e a oferta de serviço ‘delivery’ aos não essenciais. Outra questão a ser destacada é a reabertura da feira livre do ‘Rumo’, com os feirantes e consumidores, seguindo as recomendações de higiene dos órgãos de saúde.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas