Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Havana deixa o confinamento e toda Cuba volta ao normal; país ainda não receberá turistas

Somente o turismo local é permitido | FOTO: Reprodução/Viagem Ali |

O último foco do novo coronavírus em Cuba, Havana retomará gradativamente suas atividades a partir desta sexta-feira (3). No entanto, ainda não receberá turistas estrangeiros. Foram mais de 100 dias de confinamento por causa da pandemia. A capital se junta ao restante do território, que já iniciou uma gradual flexibilização das medidas de combate à covid-19.

De acordo com o primeiro-ministro Manuel Marrero, na última quarta-feira (1º), após avaliar a situação, o governo autorizou “o início em Havana da primeira etapa, em sua primeira fase, da recuperação a partir desta sexta-feira (3)”. A primeira fase envolve o reativação gradual do transporte público e algumas atividades comerciais e de serviços, além do deslocamento de cidadãos que cumprem medidas de distanciamento social. Somente o turismo local é permitido.

Na última quarta (1º), a ilha de 11,2 milhões de habitantes tinha um total de 2.348 casos, com 2.218 recuperados e 86 mortes, de modo que o novo coronavírus é considerado sob controle. Grande parte do território cubano não apresenta casos de covid-19 há várias semanas, depois que as fronteiras foram fechadas em 24 de março e os pacientes e seus contatos foram isolados nos últimos 15 dias, para evitar mais contágio. As informações são do G1 e da AFP.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas