Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba registra o 14º óbito por covid-19; homens idosos são os mais afetados no município

Número de curados tem crescido diariamente em Itaberaba | FOTO: Jornal da Chapada |

Mais um óbito decorrente de covid-19 foi registrado no boletim diário do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina. Conforme os dados divulgados nesta sexta-feira (3), agora são 14 mortes por complicações causadas pela doença infectocontagiosa. Sete novos casos, em 24h, também compõem o boletim, elevando o número total de casos confirmados para 316. Dentre os positivos, 151 estão ativos e 151 curados. O boletim epidemiológico também registra 34 casos suspeitos, 246 casos monitorados pela equipe de saúde e 1.652 testes realizados.

Nos casos ativos por localidade, 29 bairros e três comunidades da zona rural permanecem na lista. O bairro ‘São João’ lidera em número de casos ativos com 15. ‘Caitiu’ e ‘Centro’ com 14 casos cada, e ‘Independente’ com 13 casos. As comunidades ‘Lagoa do Curral’, ‘Volta do Rio’ e ‘Formosa’ apresentam um caso cada uma. A prefeitura também divulgou, na última quinta-feira (2), o primeiro boletim semanal que apresenta dados consolidados desde o primeiro caso, até o dia 27 de junho, no município.

O documento foi elaborado pela Secretaria de Saúde juntamente com Câmara Técnica da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), no intuito de entender a dinâmica do vírus e buscar ações efetivas para conter o avanço dele. Dentre os dados, os homens representam 59% dos casos confirmados. Por faixa etária, idades entre 30 a 39 anos, representam 28% de casos de contaminação.

Em relação aos primeiros 12 óbitos, a maior frequência foi encontrado em pacientes homens (66%) de idade avançada acima de 70 anos. Os óbitos também estão relacionados a comorbidades e dentre os 12 pacientes que morreram, ao menos sete tinham hipertensão arterial sistêmica. O boletim também aponta para os trabalhadores que estão na linha de frente e consequentemente mais vulneráveis a contaminação.

No município, os profissionais da saúde representam 8% dos casos positivos, sendo técnicos de enfermagem a categoria mais atingida (30%). O novo coronavírus teve início na China, em dezembro de 2019, e o primeiro caso no Brasil foi registrado em fevereiro deste ano. Na Bahia, o primeiro caso positivo foi em março e até a ultima quinta, foi registrado 79.349 casos da covid-19. Em Itaberaba, o primeiro caso foi em 20 de abril e até esta sexta (3), o município tem 316 casos da doença respiratória.

Jornal da Chapada

Ações da prefeitura

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas