Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Número de recuperados supera o de casos ativos de covid em Itaberaba; município busca estratégias para erradicação do vírus

Itaberaba tentar conter a proliferação do vírus na região | FOTO: Arquivo/Iranildo Lima |

Um vídeo publicado na página oficial da prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, em rede social, marca a vitória de mais um paciente que venceu a covid-19. Trata-se da técnica de enfermagem Eliana Carneiro, que retornou ao trabalho esta semana, após vencer o vírus.

Ela foi recebida com direito a aplausos, música e sob forte emoção por ter vencido uma doença que tem matado mais 500 mil pessoas no mundo. Vale ressaltar que técnicos de enfermagem é a categoria mais atingida pelo coronavírus.

Agora, o município, administrado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), tem 168 casos recuperados da covid, número que supera, pela primeira vez, casos ativos no município.

Neste domingo (5), foram registrados três novos contaminados pela doença, totalizando 325 casos confirmados, sendo 143 ativos e 14 pacientes que evoluíram para óbito.

Além disso, 21 casos são suspeitos e 246 pessoas são monitoradas. Já foram realizados cerca de 1.656 testagens (dentre testes rápidos e laboratoriais) e outros 227 foram descartados.

No mapeamento por localidade, o vírus está ativo em 29 bairros e três comunidades da zona rural. Os bairros ‘São João’ e ‘Caititu’ lideram em número de casos ativos com 14 cada. ‘Centro’, 14, ‘Urbis’, 10 e ‘Independente’ com nove casos ativos. As comunidades ‘Lagoa do Curral’, ‘Volta do Rio’ e ‘Formosa’ permanecem com um caso cada uma. As demais localidades podem ser conferidas no boletim divulgado nesta matéria ou na página oficial da prefeitura em rede social.

Sobre a taxa de ocupação de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no município, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aponta que dos 10 leitos de UTI ativos, dois estão ocupados, representando 20%. E dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente, o que representa 15% de ocupação.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca “que os números apontados no boletim são dinâmicos. Ou seja, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação”, ressalta nota de assessoria.

Jornal da Chapada

Leia também

#Itaberaba: Prefeito se reúne com médicos e debate protocolos de tratamento da covid e uso de hidroxicloroquina e ivermectina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas