Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Ruy Barbosa faz aquisição de ivermectina para tratamento de covid; são 43 casos ativos no município

Ruy Barbosa tem um total de 103 casos confirmados, sendo 59 curados e um óbito | FOTO: Divulgação/PMRB |

Foi publicado na última segunda-feira (6) um aviso de licitação para compra de medicamentos indicados para tratamento da covid-19 no município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. Conforme apuração realizada pelo site Ruy Barbosa Notícias, o prefeito Cláudio Serrada (PSD) enviou uma relação de medicamentos e, dentre eles, estavam seis mil comprimidos de ivermectina (6mg). Ainda segundo o site, a licitação deve ocorrer no dia 16 de julho.

Atualmente o município chapadeiro apresenta um total de 103 casos confirmados, sendo 43 ativos, 59 curados e um óbito. Uma pessoa tem suspeita da doença e 316 são monitorados. Alguns médicos defendem o uso do medicamento precocemente como alternativa de tratamento.

Já a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), assim como as outras sociedades brasileiras da área da saúde, defende que os tratamentos contra a covid-19 sejam decididos pelos médicos de forma individual, conforme a necessidade de cada paciente.

Segundo publicou o Portal UOL, entidades como a Organização Mundial de Saúde (OMS) esclarecem que não existem opções para tratamentos profiláticos. Ou seja, não existem medicamentos que usados precocemente impeçam o desenvolvimento de formas graves da covid-19. A OMS completa que, por ora, não há comprovação científica de que uma medicação possa prevenir a doença ou evitar, se usada no início dos sintomas, que o quadro de um paciente infectado se agrave.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas