Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde
Trending

#Chapada: Primeiro caso confirmado de covid-19 no município de Ruy Barbosa está curado

“Para ganhar alta na situação de covid-19, é preciso estar sem febre por mais de três dias, além de não apresentar nenhum sintoma respiratório por uma semana”, diz a infectologista Raquel Stucchi.

O município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, tem seu primeiro caso de covid-19 curado. As informações foram publicadas por meio de boletim epidemiológico, nesta terça (19), na página oficial da gestão. Ruy Barbosa, no total, tem dois casos confirmados, três casos suspeitos que aguardam o resultado do Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) e 25 casos que testaram negativos para a covid-19.

O número de pessoas monitoradas tem sido crescente nos municípios, que significa o quantitativo de pessoas recém-chegadas de outras cidades ou estados. Elas são acompanhadas pela equipe de saúde. O boletim ainda aponta para a quantidade de testes rápidos, que foram 27. A infectologista Raquel Stucchi, da Sociedade Brasileira de Infectologia, explicou para a revista Veja que há dois caminhos para responder quando um paciente é curado por covid-19.

“Se o hospital possuir o exame que chamamos de RT-PCR, é necessário que o paciente esteja 14 dias sem sintomas sugestivos e apresente dois resultados negativos nesse teste dentro de 24 horas”, diz a médica. A segunda possibilidade é quando não há exame disponível. “Para ganhar alta nessa situação, é preciso estar sem febre por mais de três dias, além de não apresentar nenhum sintoma respiratório por uma semana”, diz Raquel.

Santa Casa de Ruy Barbosa
A Santa Casa de Ruy Barbosa emitiu um nota para informar que conta agora com três respiradores disponíveis. Deste total, dois são fixos para uso caso haja necessidade de internação na unidade, e outro é móvel, para acompanhar a transferência de pacientes para unidades de referência no tratamento da covid-19 – que desenvolverá o atendimento. “A Santa Casa está apta para receber pacientes com sintomas do coronavírus, mas não é a unidade de referência para o tratamento”, aponta nota.

Os pacientes que necessitem de atendimento receberão os cuidados adequados na Santa Casa, até que sejam transferidos, através da regulação, para unidades de referência para tratamento. A unidade reforça para os moradores a necessidade de ficar em casa, respeitando o isolamento social, e, caso precise sair, estar atento para cuidados essenciais como o uso de máscara e uso de álcool em gel.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Morador que teve contato com paciente com Covid-19 também é diagnosticado com a doença em Ruy Barbosa

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios