Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Estudante picado por naja está em coma e família compra doses de antídoto nos Estados Unidos

A cobra naja não é nativa do Brasil | FOTO: Divulgação |

Um estudante de medicina veterinária está em estado de coma em um hospital do Gama (DF), após ter sido picado por uma cobra do tipo naja na última terça-feira (7), informa o Metrópoles. Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul estuda medicina veterinária com ênfase em animais silvestres e exóticos. A cobra naja não é nativa do Brasil e a polícia ainda investiga como o animal teria chegado ao país. O animal foi localizado e capturado por policiais na noite da quarta-feira (8).

No Brasil, apenas o Instituto Butantan, em São Paulo, tinha antídoto para o veneno desta cobra. Todas as doses foram enviadas para o Distrito Federal, e a família do jovem conseguiu comprar mais doses nos Estados Unidos. A nova leva de antídotos chegou ao Brasil nesta quinta-feira (9).

De acordo com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o animal foi encontrado no Setor de Clubes Esportivos Sul. Segundo o comandante do BPMA, major Elias Costa, a cobra estava em um local escuro, atrás de um monte de areia. “O animal estava aparentemente bem. Nós não encontramos ele agressivo, demonstrava até parecer tranquilo”.

A Polícia Civil do Distrito Federal e o Ibama suspeitam que a naja estivesse sendo criada, em casa, pelo estudante de veterinária. De acordo com a ocorrência registrada na Delegacia Especial de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema), um auditor fiscal do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) procurou a delegacia, nesta quarta, informando que não há registro de importação da serpente.

O estudante de veterinária Pedro Henrique | FOTO: Divulgação |

Pedro Henrique está com insuficiência respiratória e, por isso, foi submetido à intubação. O quadro é considerado grave. Ele está com ventilação mecânica e sonda. As informações são da revista Isto É e portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas