Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Jacobina registra possível caso de reinfecção do novo coronavírus em homem de 33 anos

A gestão em Jacobina segue cumprindo os protocolos de isolamento e conscientiza as pessoas sobre o uso de máscaras| FOTO: Montagem do JC/PMJ |

O município de Jacobina, na Chapada Norte, registra seu primeiro caso de recidiva, ou seja, possível reativação do novo coronavírus ao testar positivo logo após o tratamento, conforme foi publicado em um site da região neste domingo (12). Segundo o Jacobina Notícias, trata-se de um paciente do sexo masculino e de 33 anos.

A Secretaria Saúde do município ressalta que todos os pacientes que recebem alta médica são orientados a manterem as mesmas medidas de prevenção de antes. “Informamos aos pacientes recuperados que continuem usando máscaras, fazendo a higienização das mãos e tomando todos os cuidados, pois as pesquisas ainda são inconclusivas no que se refere à reinfecção do vírus”, contou a diretora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Aline Cecília ao site.

Casos de possível recidiva já foram abordados em abril, na China, onde os testes de quatro profissionais da saúde chineses deram positivo para infecção pelo novo coronavírus pela segunda vez após terem recebido alta.

A descoberta sugere que o vírus permanece por mais tempo no organismo do que se imaginava. Para confirmar a recidiva, a equipe médica do hospital da Universidade de Wuhan fez novos testes com material de um fabricante diferente. O resultado foi positivo de novo para todos os quatro pacientes. Dessa vez, a infecção foi assintomática.

O jornal Estado de Minas publicou, na última sexta-feira (10), o primeiro caso de reinfecção no Brasil. O caso ocorreu em Itatiaiuçu, na Região Central de Minas Gerais. O paciente é um técnico de enfermagem de 22 anos, morto pela covid-19 na última segunda-feira (6). O rapaz teve um novo positivo após cumprir a quarentena (14 dias) do primeiro resultado. O caso está sob investigação da Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais.

Jacobina chegou neste domingo (12) a 243 casos positivos da covid-19, sendo que 69 já foram curados, 20 são casos importados, três óbitos e 151 ainda aguardam em isolamento (148 domiciliar e três internados).

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas