Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana de chuvas fracas e isoladas na Chapada Diamantina, segundo dados do Inema

Bairros da cidade chapadeira estão completamente sem água | FOTO: Divulgação/Arquivo |

O final de semana será de chuvas fracas e isoladas na região da Chapada Diamantina. A informação consta no boletim emitido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) nesta sexta-feira (17). Conforme os dados, mesmo afastada do continente, a atuação de uma frente fria sobre o oceano intensificou o fluxo de umidade sobre parte do estado nesta sexta, deixando o céu com muitas nuvens em todo o centro-leste baiano.

Ao longo desta sexta aconteceram chuvas fracas em toda a faixa leste (recôncavo, sul e litoral norte), e de maneira isolada na Chapada Diamantina, sudoeste e interior do nordeste. Já nas regiões norte, São Francisco e oeste, o predomínio foi de céu entre poucas nuvens. Em Salvador, o dia foi todo de chuva e de muitas nuvens.

Para este sábado (18), as condições do tempo permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas em grande parte do centro-leste da Bahia. Na região do recôncavo – incluindo a cidade de Salvador e Região Metropolitana (RMS), baixo sul e litoral norte estas chuvas deverão ser mais frequentes. No sul, Chapada Diamantina, sudoeste e interior do nordeste também poderão ocorrer eventos de chuva, porém de maneira bastante isolada. Já nas demais regiões do estado, o céu se manterá com poucas nuvens ao longo de todo o período.

E no domingo (19), ainda são esperadas chuvas no centro-leste baiano, no entanto, de forma mais frequente entre o baixo sul e o extremo sul. Entre o recôncavo e o litoral norte também deve chover, porém deveremos ter períodos com abertura de sol. Para a Chapada Diamantina, sudoeste e interior do nordeste são esperadas chuvas fracas em áreas isoladas. Já para o oeste, São Francisco e norte, a previsão do domingo é de céu com poucas nuvens e sem chuva.

Tendência para a segunda – 20 de julho
O Inema também faz uma previsão para a segunda-feira (20). A tendência é que as condições do tempo permaneçam favoráveis à ocorrência de chuva em parte da faixa leste do estado, sobretudo em parte do litoral sul. Jornal da Chapada com texto base do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas