Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mais dois pacientes morrem por covid-19 em Itaberaba e município tem aumento expressivo de novos casos diários

As equipes de saúde continuam com ações para conter o vírus | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, tem enfrentado um aumento exponencial diário em números de casos positivos do novo coronavírus. Além disso, registrou em seu boletim desta quinta-feira (23) mais dois óbitos decorrentes da doença respiratória, que tem feito mais de 82 mil vítimas fatais no Brasil. Com mais 37 novos casos, Itaberaba registra 683 casos confirmados da covid-19, sendo 320 (46,85%) casos ativos, 341 (49,93%) casos curados e 22 (3,22%) óbitos pela doença.

Ainda constam no boletim, 289 pessoas com suspeita da síndrome respiratória e 609 que estão em monitoramento. O município chapadeiro já realizou cerca de 2.741 testagens (entre testes rápidos e laboratoriais). No mapeamento de casos ativos por localidade, tem 34 bairros e duas localidades da zona rural. Fazem parte da lista, o bairro ‘São João’, com 30 casos, ‘Independente’, com 28, e ‘Centro‘ com 24. ‘Oriente’ e ‘Barro Vermelho’ têm 17 casos cada e ‘Parque das Águas’ com 15 casos.

Na zona rural, a comunidade de ‘Caldeirão do Antônio’ permanece com seis casos, e ‘Formosa’ com um caso. Sobre a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva e clínicos, com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os números apontam para 45% de ocupação de leitos de UTI e 15% dos clínicos. A taxa de ocupação geral é de 30%, conforme assessoria.

“A medida que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação no boletim epidemiológico”, aponta a gestão por meio de nota. Em casos de sintomas gripais (tosse, febre, coriza), procure a UPA 24h de Itaberaba. Para outras emergências, procure o Pronto Socorro, na Maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas