Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Jussiape tem aglomeração em praça durante festa e polícia fecha bares; prefeito nega patrocínio de seu grupo político

A festa acontece no distrito de Caraguataí, zona rural de Jussiape | FOTO: Reprodução |

Uma festa de aniversário ‘bombou’ com direito a fogos de artifício e carro com som ‘paredão’, no distrito de Caraguataí, em Jussiape, no sul da Chapada Diamantina. Conforme informações divulgadas pelo portal G1, moradores se aglomeraram em uma festa de aniversário ao ar livre na noite do último sábado (25). O evento, que reuniu cerca de 300 participantes, teria sido patrocinado por pré-candidatos do grupo político do prefeito Eder Jakes Souza Aguiar (PP), que é médico. O gestor nega.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra dezenas de pessoas aglomeradas em torno da praça principal do distrito. É possível ver grupos em pé, em mesas de bar e nas portas das casas. Na filmagem, nenhuma delas usa máscara de proteção, aparato que reduz o risco de transmissão do novo coronavírus, conforme as autoridades de saúde. De acordo com a prefeitura de Jussiape, todas as providências foram tomadas para dispersar a aglomeração de forma pacífica e responsável.

Segundo a Polícia Militar (PM), muitas pessoas estavam aglomeradas nos bares, quase todas sem máscaras, e sem distanciamento social, descumprindo o decreto de isolamento. A PM, junto com o coordenador epidemiológico, Marlucio Caires, orientou a todos sobre o uso da máscara e também orientou os proprietários dos bares para o fechamento dos estabelecimentos para encerrar a festa.

Por meio de nota, o prefeito Éder Jakes, que também é médico, disse que não estava ciente da realização do evento, pois não colocaria a saúde da população em risco. “É inadmissível eventos em meio à pandemia”, relatou. A prefeitura de Jussiape informou ainda, que, desde o início da pandemia, tem tomado medidas contra a propagação do vírus na cidade. O município tem dois casos curados da covid-19 e não tem estrutura pare receber pacientes com sintomas agravados pelo vírus. Ainda segundo a prefeitura, Rio de Contas, município vizinho a Jussiape, registrou um aumento de casos da doença nos últimos dias.

A Secretaria de Saúde de Jussiape possui um serviço de comunicação para que seja possível informar às autoridades de saúde, a chegada recente ao município de pessoas que vieram de outras cidades que já possuem registro de infecção além de denúncias sobre aglomerações. Com pouco mais de 8 mil habitantes, Jussiape tem até o momento 43 casos da doença em monitoramento e duas pessoas recuperadas. Jornal da Chapada com informações do portal G1 e do Bahia.Ba.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas