Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Governador Rui Costa tenta ‘pacificar ânimos’ na guerra pela presidência da Assembleia Legislativa

Nelson Leal com Rui Costa e Adolfo Menezes | FOTO: Montagem do JC |

O governador Rui Costa (PT) resolveu ‘pacificar os ânimos’ na guerra em que se transformou a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A atuação do gestor petista acontece mesmo com o acordo entre dois dos partidos de sua base aliada que são: PP e PSD. Os postulantes são os deputados estaduais Nelson Leal (PP), que tenta a reeleição, e Adolfo Menezes (PSD), que busca a sucessão.

De acordo com o jornal A Tarde, Rui se reuniu com os dois, na última quarta-feira (29). Já na quinta (30), os parlamentares tomaram café da manhã, em um esforço para chegar a um consenso. No meio desse diálogo, também está o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Casa Legislativa. Ainda conforme a publicação, Nelson Leal tem se movimentado nos bastidores para tentar ficar mais um período à frente da presidência da Alba.

Porém, mantendo-se na disputa, Leal quebraria um acordo feito na época em que assumiu o comando da Casa. Além disso, ele precisaria modificar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), aprovada na Assembleia, em abril de 2017. Na ocasião, ficou acertado que Leal seria presidente no biênio 2019/2020, sendo sucedido por Menezes em seguida.

Adolfo Menezes é, inclusive, o autor da PEC que proíbe a reeleição para cargos da Mesa Diretora dentro de uma mesma legislatura. Enquanto Nelson Leal se esquiva e não tem falado publicamente sobre a questão, correligionários de Adolfo Menezes, que também é um dos liderados pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), têm cobrado o cumprimento deste acordo. Com dados do A Tarde e do site Muita Informação.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas