Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Ibiquera mantém boletim zerado desde o começo da pandemia; 20 pessoas são monitoradas

Todos os testes feitos em Ibiquera deram negativo | FOTO: Montagem do JC |

Mesmo com casos de covid-19 estourando em municípios vizinhos, Ibiquera, na Chapada Diamantina, mantém seu boletim zerado desde o início da pandemia do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (31), os dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam para apenas 20 pessoas que são monitoradas. Não existem casos suspeitos, confirmados e nem óbito.

Conforme a gestão de Ibiquera, a publicação do boletim com frequência tem “o objetivo de manter informada a população sobre os casos” da doença no município. Ainda reforça as recomendações dos órgãos de saúde sobre distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscara caso precise sair.

“Ibiquera não está imune à covid-19. Por não ter caso confirmado, permanecemos em alerta constantemente. Estamos trabalhando dia e noite no combate ao coronavírus, porém, precisamos do apoio de toda população”, frisa a gestão em texto divulgado juntamente com o boletim diário. O município já fez 127 testes rápidos, todos deram negativo. Dois testes laboratoriais também deram negativo.

Caso computado errado pela Sesab
Mesmo com uma notificação errônea da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), Ibiquera, segue sem registro do vírus. Em recente contato com o Jornal da Chapada, o prefeito Ivan Almeida (PP), explicou que o caso computado é um equívoco e que se trata de uma ex-morador do município que agora mora em Brasília, Distrito Federal.

“É uma pessoa de Brasília, que não mora em Ibiquera há mais de cinco anos, só que o endereço que está no cadastro do SUS [Sistema Único de Saúde] é daqui, mas a gente já pegou o resultado dele de Brasília e enviamos um ofício para Sesab, para o órgão competente, mas não tem caso nenhum aqui”, reforça.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas