Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba eleva número de curados da covid-19 para 518; foram 25 casos ativos diagnosticados em 24h

A prefeitura segue com protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde para conter o vírus | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (31) do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, mostra o crescimento do número de pacientes curados pela covid-19 para 518. Os novos dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), da Coordenação de Vigilância em Saúde e da Câmara Técnica (CT) de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, informam que foram notificados mais 25 novos casos da doença em 24h.

São, no total, 895 pessoas que já contraíram o vírus desde o início da crise sanitária, com 24 óbitos causados pela covid. O número de curados permanece acima do número de ativos em 165, ou 46,74%. Itaberaba tem ainda 353 pacientes que se recuperam da doença, e 193 estão com suspeita de contaminação. A gestão municipal segue com a testagem em massa de profissionais da saúde, conforme frisa o secretário João Rodrigues em vídeo divulgado em rede social.

Os dados apontam que cerca de 3.658 testagens (entre testes rápidos e laboratoriais) já foram realizadas em toda a população, além de 546 pessoas que seguem em monitoramento. O bairro com maior número de casos ativos é o ‘Centro’, com 42. Em seguida tem o ‘Barro Vermelho’, com 30, ‘Independente, com 25, ‘Caititu’, com 23, ‘Loteamento Bahia’, com 20, e ‘Oriente’ com 19. Na zona rural, quatro comunidades apresentam infectados: ‘Areia Branca’, ‘Formosa’, ‘Testa Branca’ e ‘Região da Serra Verde 1’. Todos com um caso ativo.

Os números da taxa de ocupação de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no município de Itaberaba, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), apontam que dos 20 leitos de UTIs, nove estão ocupados (45%), e dos 20 leitos clínicos, sete estão ocupados atualmente (35%). A taxa de ocupação geral é de 40%.

A Secretaria Municipal de Saúde salienta que os números do boletim são dinâmicos e que, “na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação”. Ainda segundo dados, a prefeitura segue cumprindo os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde para conter o vírus, que já matou mais de 92 mil pessoas no Brasil.

“A colaboração de todos é fundamental no combate ao novo coronavírus e à covid-19. Por isso, reafirmamos as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro”, destaca a assessoria em nota no site oficial da prefeitura de Itaberaba. Se tiver sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h de Itaberaba. Para outras emergências, procure o Pronto Socorro, na Maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas