Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba registra mais de mil contaminados por covid-19 e número de óbitos sobe para 27

Itaberaba já contabilizou 113 mortos por causa do novo coronavírus | FOTO: Montagem do JC |

No boletim epidemiológico desta sexta-feita (7), o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou mais uma morte decorrente do novo coronavírus. A partir dos dados consolidados até as 17h da última quinta-feira (6), o município registrou também 29 novos casos da doença respiratória, conforme nota de assessoria divulgada no site oficial da prefeitura.

Ainda conforme publicação, o número de pessoas curadas atingiu um aumento expressivo de 4,45%, passando de 652 para 681 casos, permanecendo bem acima do número de casos ativos em 355 casos, ou 108,9%. O total de pessoas que tiveram resultado positivo para a doença infectocontagiosa sobe para 1.034. São 326 (31,53%) casos ativos, 681 (65,86%) curados e 27 (2,61%) óbitos pela doença. Além disso, já foram realizados cerca de 4.198 testagens (entre testes rápidos e laboratoriais). Outras 221 casos suspeitos e 547 pessoas seguem em monitoramento.

No mapeamento de casos ativos por localidade, o bairro com maior número de pessoas infectadas continua sendo o ‘Caititu’, com 40, ‘Centro’ apresenta agora 37 casos, ‘Independente’ tem 27, ‘Barro Vermelho’, 26, ‘Loteamento Bahia’ registra 23, e ‘Campo do Governo’ tem 13. Na zona rural, três comunidades apresentam infectados: ‘Areia Branca’, ‘Testa Branca’ e ‘Santa Quitéria’. Todos com um caso ativo.

Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os dados são os seguintes: dos 20 leitos de UTI ativos, sete estão ocupados (35%) e dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente (15%). A taxa de ocupação geral é de 25%, conforme dados de assessoria.

A Secretaria de Saúde, da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), destaca que os números do boletim são dinâmicos. Na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

A prefeitura reitera que a colaboração de todos é fundamental no combate ao novo coronavírus e, por isso, reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro. O ‘toque de recolher’ continua no município chapadeiro (veja aqui).

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Itaberaba tem ação conjunta para garantir ‘toque de recolher’ por causa do agravamento da crise sanitária

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas