Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Governador e prefeito de Salvador estão no ‘top 5’ negativo em relatório do Planalto sobre covid-19

O prefeito de Salvador, ACM Neto, e o governador Rui Costa | FOTO: Reprodução/BNews |

O Palácio do Planalto elaborou um ranking de casos e mortes da Covid-19 atribuídos a governadores e prefeitos. A lista foi feita após o Brasil atingir mais de 100 mil mortes decorrentes da doença, no último sábado (8). O documento, que foi enviado a deputados federais por meio de um aplicativo de mensagem, possui top 5 para novos casos e óbitos.

Ao lado dos indicadores, os nomes dos cinco chefes do Executivo estadual são expostos. Os gestores da Bahia e de Salvador, Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM), estão na lista, que é assinada pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos. O primeiro do top é João Doria (PSDB), governador de São Paulo e adversário político de Bolsonaro.

O estado possui 600 mil casos da doença e 25 mil mortos. Outros governadores mencionados são, respectivamente, conforme o número de óbitos: Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Rui Costa (PT), da Bahia; Romeu Zema (Novo), Minas Gerais; e Comandante Moisés (PSL), de Santa Catarina.

Por outro lado, a lista de prefeitos é baseada apenas no número de diagnósticos do coronavírus. No ranking negativo, na visão do Planalto, estão os nomes de Bruno Covas (PSDB), de São Paulo; Marcelo Crivella (PRB), do Rio de Janeiro; ACM Neto (DEM), Salvador; e Roberto Cláudio (PDT), de Fortaleza.

O Distrito Federal, que seria o segundo do ranking, teve o nome do governador Ibaneis Rocha omitido. A Secretaria Especial de Assuntos Federativos alega que o documento é para monitoração da disseminação da Covid-19 “nos entes federativos para auxiliar na articulação do governo federal”. As informações são do AratuON.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas