Ícone do site Jornal da Chapada

Estudantes defendem atuação de Suíca na Câmara e que revalidação do SalvadorCard seja gratuita

O vereador de Salvador, Luiz Carlos | FOTO: Divulgação |

Em alusão ao Dia do Estudante, celebrado nesta terça-feira (11), o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) foi homenageado por lideranças estudantis pela sua atuação em defesa dos jovens na Câmara de Salvador. Além da homenagem, os estudantes cobraram a urgência na tramitação de projetos importantes para a capital, como revalidação gratuita do SalvadorCard, peça do edil petista que foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os representantes ressaltam a importância das ações que fortaleceram a luta estudantil. Suíca respondeu aos pedidos dos jovens e disse que vai cobrar celeridade na proposta e manter como prioridade as medidas para garantir maior autonomia aos estudantes.

“Carrego comigo, diariamente, a importância que os estudos têm. Cumprir todos os níveis de ensino é uma batalha para muitos nesta cidade, principalmente se são negros e pobres. E os projetos do PT são para proteger a população, é o partido que defende as minorias, e os projetos que sugerimos é neste sentido. O do SalvadorCard, por exemplo, é uma demanda dos grupos organizados”, descreve Suíca. Para o vice-presidente nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Tiago Ramos, a parceria com o edil teve conquistas importantes. “O apoio é fundamental para as lutas dos estudantes. Hoje temos uma das bandeiras históricas do movimento estudantil em Salvador aprovado, que é a gratuidade na renovação anual do SalvadorCard”.

Ramos aponta que “esse projeto beneficiará milhares de estudantes principalmente após a saída de uma pandemia – que colocou milhares de famílias em condições econômicas vulneráveis”. Tiago complementa que “Suíca tem dado voz em defesa dos estudantes”. Segundo a presidente da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages), Ana Vitória, a atuação de Suíca na Câmara garante a defesa de direitos. “Pela atenção e garra dele, os estudantes não levaram um golpe na pandemia, quando ele ajudou a derrotar o projeto de uma vereadora que pretendia suspender o direito à meia passagem”.

Já a presidenta da União Estadual dos Estudantes (Uees Bahia), Débora Nepomuceno, destaca que Suíca tem mantido a defesa como garantiu que faria. “Não sei o que seria de nós estudantes e da população em geral se não tivéssemos essa representação na Câmara. Suíca defende as pautas raciais, LGBTQI+ e é aliado de luta das mulheres. Neste último período, vi ele partir para cima em defesa dos estudantes da rede privada, principalmente os menos favorecidos, encapando a luta pela redução dos 30% nas mensalidades da rede privada de ensino, e não foge à luta para defender o povão”, finaliza Débora. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas