Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mucugê publica protocolo para retomada do comércio, incluindo visitação de parques e pontos turísticos

A reabertura será gradativa e será acompanhada pelas equipes da prefeitura local | FOTO: Jornal da Chapada |

O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, divulgou protocolo elaborado pela Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (12), com as medidas para garantir a segurança no retorno das atividades não essenciais, que será de forma gradual e com os segmentos divididos em fases. Conforme o ‘Plano de Reabertura das Atividades Econômicas’, a primeira fase está prevista para começar no dia 17 de agosto. O protocolo está dividido por segmento do comércio e, dentre esses, existe a abertura dos parques e atrativos turísticos para visitantes.

Esse plano da prefeitura destaca que “permitirá a entrada de visitantes somente com a utilização de máscaras. Haverá redução da capacidade de visitantes e os grupos deverão ser organizados, dando preferência para pessoas da mesma família ou que estejam viajando juntas”. Além desses cuidados, há uma demanda na organização estrutural para receber os turistas como, por exemplo, disponibilizar álcool em gel e sabão líquido, adaptação de bebedouros e a frequência de higienização do ambiente. O protocolo já está disponível no Diário Oficial, com detalhes que deverá ser seguido por cada setor empresarial (veja aqui).

A prefeitura segue com ações para conter o vírus letal na cidade chapadeira | FOTO: Divulgação/PMM |

“Desenvolvemos um protocolo amplamente discutido e opinado pelos seguimentos empresariais para a reabertura gradativa das atividades econômicas no município. Cada setor, de forma segura, retomará suas atividades. Neste protocolo, a Secretaria ainda levou em consideração a taxa de ocupação de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] no Estado, o índice de contaminação no município por semana epidemiológica e o sistema de saúde municipal rotativo para suporte à covid-19, com as equipes de saúde da família e leitos municipais exclusivos para covid para uma possível revogação da flexibilização futuramente. De forma gradativa e segura, as atividades econômicas serão retomadas no município”, declara o secretário de Saúde, Igor Teles, ao Jornal da Chapada.

O calendário apresenta quatro fases com datas e quais setores funcionarão. Dia 17 de agosto, por exemplo, começa a a primeira fase, onde funcionará lojas de diferentes segmentos, salão de beleza, artesanato, joalheria, cosméticos e escritórios. Na fase dois, ocorrerá a abertura de restaurantes, bares e lanchonetes. Já na fase três, será a vez dos hotéis e similares, academias, igrejas e templos religiosos, o Parque Municipal Sempre Viva e o comércio informal. A fase quatro não tem data definida e representa atividades com aglomeração acima de 10 pessoas como os eventos e as escolas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas