Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lençóis identifica mais quatros infectados pelo novo coronavírus e segue com testagens

Nas redes sociais, alguns internautas comentam sobre a interpretação dos dados do boletim epidemiológico | FOTO: Montagem do JC/PML |

Com mais quatros novos casos positivos de covid-19, o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, sobe o número total de infectados para 124. Desse total, apenas seis estão ativos, 119 já são considerados curados. Esses dados foram divulgados no boletim epidemiológico desta quinta-feira (13). A gestão do prefeito Marcos Airton (Republicanos), o popular ‘Marcão’, realizou 34 testes rápidos em 24h. Foram três casos identificados por exames laboratoriais e um por teste rápido.

De acordo com a secretária de Saúde, Andiara Araújo, o município realiza testagem em massa, monitora os casos e testam regularmente os profissionais que atuam diretamente na pandemia. “Todo mundo sabe que não tem recursos suficientes para que essa testagem em massa continue sendo feita. Os testes vêm sendo feitos a cada 21 dias nos profissionais de linha de frente, que trabalham em serviços essenciais. Nós realizamos uma testagem na comunidade quilombola do Remanso todos os testes deram negativos”.

Ainda conforme a titular, a pasta “vem fazendo o serviço conforme o cidadão que apresenta sintoma e que procura a unidade de Saúde de referência da covid. Lá realizamos as testagens. Então, todo cidadão que procurar a unidade de saúde e, após a avaliação médica for indicado para fazer o teste, o teste será feito. Só não está sendo feito de forma indiscriminada, por questões meramente financeira, não tem como. Nem o município suporta”, completa Andiara em contato com o Jornal da Chapada.

Nas redes sociais, alguns internautas comentam sobre a interpretação dos dados do boletim epidemiológico. “Os testes estão sendo realizados, mesmo tendo pessoas e grupos alegando nas redes e nas ruas que não estão sendo realizados. Pelo que tenho acompanhado aqui, nesse canal de divulgação, os testes estão sendo realizados, e a prefeitura continua trabalhando mesmo alguns achando que não”, diz um morador em publicação do boletim de Lençóis, em rede social, comentando sobre os números.

A equipe de saúde de Lençóis já descartou 830 casos. Foram 63 pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) e 767 por testes rápidos. Tem ainda dois casos suspeitos notificados. Os dados por localidades apontam que a região mais afetada é o ‘Centro’, com 43 pessoas que foram contaminadas. Em seguida vem o ‘Tomba’, com 24 infectados. Casos importados de outros municípios somam 15. E o distrito de ‘Tanquinho’ tem 11 casos computados desde o início da pandemia.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas