Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeita de Nova Redenção entrega academia de saúde, anuncia o vice e faz balanço de gestão

A prefeita Guilma Soares é a única mulher gestora na região chapadeira | FOTO: Divulgação |

O município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, segue intensificando ações nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e de inclusão social para melhorar a qualidade de vida da população. A prefeita Guilma Soares (PT) concedeu entrevista ao Jornal da Chapada após entregar mais uma obra na última quarta-feira (12). A academia de saúde ‘Antônia Teixeira Ramos’, em homenagem a ‘Dona Ninha’, por sua contribuição e amor pelo município, foi entregue para fechar mais um ciclo de agendas institucionais da prefeitura.

Essa obra da área de esporte, lazer e saúde, por exemplo, vai beneficiar os moradores do bairro ‘Laranjeiras’ e adjacentes. “Promover a inclusão social, o bem-estar da população, por meio do esporte e do lazer, também são prioridades do ‘Governo da Reconstrução’ desde 2017”, salienta Guilma, que concorre à reeleição de 2020. Na entrevista ao Jornal da Chapada, ela fez um balanço da sua administração, que nesses três anos e sete meses vem reconstruindo o município e elevando a qualidade de vida da população.

“Se formos falar de tudo que realizamos nesses três anos e sete meses de mandato, ocuparia todas as páginas de seu jornal”, brinca a prefeita, que é a única mulher na administração pública na região da Chapada Diamantina. Porém, em breve síntese, Guilma Soares destacou obras e ações realizadas por diferentes setores da administração pública municipal. Questionada sobre política e o pleito, a gestora de Nova Redenção anunciou seu vice na chapa majoritária. “Vamos para a reeleição, não há nada que impeça a nossa pré-candidatura. Já escolhemos o nosso vice, que é o jovem Rodrigo Ribeiro, estamos com uma formação partidária que é o PT, PP e já temos pré-candidatos a vereadores”, sintetiza.

A gestão tem o apoio do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), do suplente de estadual Cláudio Bastos (PCdoB), do atual dirigente municipal do partido em Nova Redenção, Ivan Soares. Recentemente, o senador da República, o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT-BA), durante ‘live’ que marcou o lançamento da pré-candidatura de reeleição de Guilma, destacou a importância da participação das mulheres na política brasileira.

Wagner salientou que os melhores resultados no combate ao coronavírus são de países liderados por gestões com mulheres no comando. “Chamo atenção ao povo de nova Redenção quando a gente faz o balanço mundial no desempenho de cada país na questão do enfrentamento da pandemia da covid-19. É de surpreender. Os melhores desempenhos de vários países governados por presidentes ou primeira ministra confirma a tese de que as mulheres sabem cuidar mais das vidas das pessoas”, defendeu (leia mais aqui).

1 / 9

Infraestrutura
Na área de infraestrutura, a gestão chapadeira ganha destaque na construção e instalação da ‘Ponte de Integração’ entre os municípios de Nova Redenção, Andaraí e Itaetê, no Poço do Ajôjo e no Rio Paraguaçu. Tem também reconstrução de três importantes praças para o convívio social que são as praças do ‘Comércio’, ‘Guilherme de Almeida’ e ‘Cleto Sá Teles’, além de ter entregue a praça de Eventos e revitalização do largo da rua Ana Nery.

Ainda na área de infraestrutura, foi realizado o projeto ‘Ilumina’, que beneficiou a população da sede e zona rural com lâmpadas de led. Ações de reformas e ampliação de equipamentos públicos fazem parte da lista de feitos em benefício à pequena cidade turística, tais como o cemitério municipal, a Delegacia de Polícia, o Estádio Carecão, a quadra da comunidade rural do Calhau.

Outras duas quadras poliesportiva, localizados na praça J.J Seabra e outra na comunidade do ‘Moreno’, fazem parte da agenda de entrega de obras da gestão. Guilma Soares concluiu, equipou e viabilizou o funcionamento da cozinha comunitária, construiu e equipou uma oficina mecânica manutenção da frota de veículos da prefeitura e a entrega da Unidade de Síndrome Gripal, que é um centro de triagem para pacientes com suspeita de infecção por coronavírus. “Na área de infraestrutura, nosso maior legado será a pavimentação de ruas. A prefeitura segue calçando as ruas da cidade, que já somam quase 20 ruas pavimentadas”, aponta Guilma Soares.

2 / 6

Saúde
No setor de saúde, uma das áreas mais importantes, a prefeitura tem intensificado as ações de combate e prevenção da covid-19. Além disso, vale destacar a recuperação da Casa de Saúde, em Salvador, entrega das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do assentamento ‘Beira Rio’ e do bairro ‘Laranjeiras’, reforma e entrega de mobiliários e equipamentos, aquisição de novos veículos para o transporte e locomoção de pacientes, incluindo ambulâncias para sede e zona rural.

Também tem a aquisição de um micro-ônibus para os pacientes que fazem Tratamento Fora do Domicilio (TFD), implantação do Centro de Fisioterapia, equipado com instrumentos de última geração para o desenvolvimento de ações de reabilitação, terapias, projetos e campanhas, para a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

“Saúde de qualidade é o carro-chefe do nosso governo. Claro que ainda falta muito para alcançarmos a excelência que nosso povo merece. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer a todos os profissionais de saúde, comandados pela nossa secretária Raquel Cruz, pelo empenho, principalmente durante essa pandemia que tem tirado o sono de todos os prefeitos da Região”, ressalta a prefeita de Nova Redenção.

3 / 6

Educação
A prefeitura de Nova Redenção obteve avanços significativos, com a reabertura da Casa de Estudantes na capital, oportunizando os jovens carentes ao acesso à universidade, reformou todas as escolas municipais, investiu na formação e qualificação de professores e gestores escolares. Ofereceu merenda escolar de mais qualidade e investiu no plano de carreira do magistério.

“Educação é tudo na vida de um ser humano, eu, sou casada com um homem, o ex-prefeito Ivan Soares, que é exemplo vivo da transformação e das oportunidades que o homem consegue por meio da educação. Por isso, aqui só está um pequeno resumo de nossa atuação nessa área”, disse a prefeita ao Jornal da Chapada.

4 / 6

Agricultura
Dentre as ações implementadas na área de agricultura, a Feira da Agricultura Familiar, realizada todas as quartas-feiras, é uma delas, oportunizando o comércio dos produtos produzidos por estas famílias. Houve investimento em bombas para o sistema de água integrado, com quadro de energia, poços artesianos e kits de irrigação para comunidades rurais, além da construção de 84 cisternas com capacidade para 16 mil litros de água para o consumo e entrega de tratores.

“Agricultura como saúde e educação, é também prioridade do governo. E, apesar do município ser banhado pelo Rio Paraguaçu, o povo ainda sofre muito com a escassez de água, tanto para o plantio quanto para o consumo. A agricultura é a vocação natural da população e é por isso que investimos em sistemas de água na zona rural”, frisa a chefe do Executivo municipal.

5 / 6

Na área de Assistência Social
Um dos setores importante para o bem-estar da população, a assistência social, a prefeita Guilma Soares investiu importantes projetos para atender a população redençoense, como o programa ‘1ª Infância’, os projetos ‘Ballet Maria Maria’, o ‘Meu Bairro’, ‘Minha Comunidade’, e cursos profissionalizantes na Cozinha Comunitária, além da manutenção de tradições como o Carnaval do Idoso, Forró do Idoso.

Houve a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), programa ‘Criança Feliz’, recadastramento do Bolsa Família, criação do grupo de inclusão, grupo de Gestantes e grupo ‘Raízes da Terra’ (idosos), tudo com atendimento de profissionais da psicologia e assistentes sociais.

“A área de assistência social é a que requer mais do orçamento. O município é um dos mais pobres da região, por isso estamos constantemente investindo nessa área e promovendo a integração das famílias que vivem em vulnerabilidade social. Apesar da formação em Direito, eu tive oportunidade de ser secretária de Assistência Social na gestão de Ivan Soares, o que contribuiu para uma vasta experiencia nessa área”, declara Guilma.

6 / 8

Cultura e o Esporte
Tanto cultura quanto esporte foram áreas levadas a sério pela administração municipal. Entre as ações da prefeita Guilma, estão projeto e programas para resgate da prática de esportes no município, promovendo realizações de campeonatos municipais de futebol e futsal, Copa da Mamona, além de competições de cicloturismo e maratonas.

Na cultura, ela resgatou e criou projetos culturais que são de grande importância a preservação histórica do município chapadeiro. Dentre eles estão a Festa do Padroeiro São Sebastião, Festa dos Vaqueiros, Festa de São João, Festival Municipal de Música e o grande Festival de Música Regional da Chapada Diamantina, além, dos projetos ‘Sexta da Boa Música’ e o projeto ‘Cultura na Escola’.

Segurança Pública
A área de Segurança Pública, uma das mais importantes para os pequenos municípios da Chapada Diamantina, a administração de Guilma Soares investiu na reforma e ampliação da Delegacia de Polícia, implantou a Guarda Civil Municipal e mais recentemente, criou a Associação dos Bombeiros Civis. Ainda foram implantados o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), o Cartório de Registros e o Posto do Tribunal Regional Eleitoral.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas