Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Utinga registra dois novos casos de covid em 24h e emite decreto com novas medidas de prevenção e controle

A prefeitura mantém ações para conter o vírus que já matou duas pessoas no município | FOTO: Montagem do JC/PMU |

O município de Utinga, na Chapada Diamantina, notificou mais dois casos de covid-19 nesta sexta-feira (14). Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado na página oficial da prefeitura em rede social. Utinga registra um total de 74 casos positivos, sendo 15 ativos, 57 curados e dois óbitos. Outras 81 pessoas estão com suspeita da doença e 175 seguem em monitoramento. Do total de casos confirmados, quatro foram importados, 31 por contaminação comunitária e 39 por contactantes.

A prefeitura de Utinga emitiu um decreto, o de número 40, com novas medidas de prevenção e controle da covid-19 e que também flexibiliza a abertura de alguns setores do comércio e serviço. Dentre as medidas, foram determinados que os atendimentos nos órgãos públicos serão agendados exclusivamente por telefone, com exceção das Unidades de Saúde da Família, Hospital e Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).

Os estabelecimentos deverão contar com termômetros para medir a temperatura dos clientes, além de álcool 70% para higiene das mãos de todos. As pousadas só deverão receber hóspedes a serviço de atividades essenciais como saúde, segurança, ramo alimentício, farmacêutico, etc. Os bancos, lotérica e correspondentes bancários devem buscar meios de conter as aglomerações. Um outro destaque é para o retorno da feira-livre com todo monitoramento e rigor sanitário.

Nos eventos religiosos, deve haver espaço de dois metros entre as pessoas, podendo conter até 25 pessoas nos locais com maior estrutura e 10 pessoas nos menores. As academias de ginástica, também serão reabertas e deve haver o espaço mínimo de 16 metros quadrados por aluno, com restrição para quatro alunos por vez, e quatro metros de distância para cada.

Em relação à prevenção, o município recomenda que “os recém-chegados devem ficar 14 dias de quarentena, e as pessoas com possíveis sintomas da covid-19 devem contatar a Secretaria de Saúde. O documento reforça ainda que “os estabelecimentos que não respeitarem as normas poderão sofrer multas ou suspensão do alvará e os cidadãos poderão responder judicialmente.

“Seguimos o trabalho intensivo no combate ao coronavírus e pedimos a todos que redobrem os cuidados com a higiene, o uso das máscaras e evitem as aglomerações. Com estas medidas, iremos vencer o coronavírus e, em breve poderemos voltar ao normal”, diz nota de assessoria. Leia aqui o decreto completo.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas