Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Estudantes da rede de ensino de Itaberaba são classificados para nova fase das Olimpíadas de Ciência

A ONC integra o programa 'Ciência na Escola' e é uma realização de cinco entidades científicas | FOTO: Reprodução/Click Diário |

Estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020. No total, oito estudantes da Escola Municipal São Vicente, localizada na Vila São Vicente, zona rural do município, se classificaram. Desses, cinco são do 8º ano e três do 9º ano do ensino fundamental II. Além disso, três deles moram em fazendas distantes do povoado. Mais de dois milhões de estudantes, de todos os estados do Brasil, participaram da primeira fase, que aconteceu nos dias 6 e 7 agosto.

Este ano, por causa da pandemia, a primeira fase aconteceu de forma remota, 100% online, por motivos de segurança e para preservar as famílias brasileiras. Houve grande mobilização por parte da Secretaria Municipal de Educação (SMED), além das escolas, diretores, coordenadores, professores e também dos setores técnicos e de informática para que os estudantes pudessem fazer as provas com segurança, agilidade e eficiência.

Os discentes classificados do 8º ano são Camila Silva de Oliveira, Gustavo dos S. Sampaio, Jailane Queiroz de Araujo, Laiane Moura Barreto, e Luiz Henrique Dias da Silva. Do 9º ano, se classificaram Manuela Santana de Araújo, Melissa Silva dos Santos e Yasmin Batista Santana. A segunda fase, que estava programada para ser realizada em 12 de setembro de 2020, foi adiada por conta da pandemia da covid-19. De acordo com a organização da ONC, a nova etapa deve ser realizada na última semana de novembro, a depender do retorno das aulas presenciais nos estados e municípios.

Em nota, a organização da ONC afirma que está “cumprindo todos os protocolos de segurança. Queremos preservar a saúde de todos os estudantes e suas famílias. Dessa maneira, em momento oportuno, informaremos a nova data da próxima fase. Enquanto isso, os alunos poderão continuar treinando, fazendo exercícios e se preparando para as próximas fases”, informa.

A ONC integra o programa ‘Ciência na Escola’ e é uma realização de cinco entidades científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Associação Brasileira de Química (ABQ), além do Instituto Butantan, da Sociedade Astronômica Brasileira e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As olimpíadas é o resultado de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às entidades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental. Com dados de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas