O boletim epidemiológico desta sexta-feira (21), com dados conferidos até as 17h da última quinta-feira (20), mostra mais 15 novos casos de covid-19 no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Agora, o município já registra um total de 1.377 casos confirmados, sendo 1.024 recuperados, 343 pessoas em recuperação e 29 óbitos decorrentes da doença respiratória aguda grave.
De acordo com texto de assessoria, publicado na página oficial da prefeitura, o número de pessoas curadas teve um aumento significativo, passando de 990 para 1.024, ficando bem acima do número de casos ativos. Além disso, já foram realizados cerca de 6.129 testes (entre testes rápidos e laboratoriais), 534 pessoas seguem em monitoramento pela equipe de saúde e 210 pessoas estão em observação, com suspeita de ter contraído a covid-19.
No mapeamento de casos ativos por localidade, 32 bairros e seis regiões rurais estão na lista com casos ativos de covid. ‘Caititu’ e ‘Centro’ com 29 cada, ‘Barro Vermelho’ tem 27. ‘Loteamento Bahia’, 16, e ‘São João’, 15. As seis comunidades rurais com casos ativos são ‘Bom Jardim’ com um caso, ‘Região dos Patos’, ‘Santa Quitéria’, e ‘Região do Lajedo Coberto’, todos com um caso cada. ‘Região do Campo de Avião’ continua com três e ‘Região do Km 8’ tem quatro casos.
Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, sete estão ocupados (35%) e dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente (15%). A taxa de ocupação geral é de 25%, conforme dados de assessoria.
Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h de Itaberaba. Porém, para outras emergências e/ou se apresentar sintomas compatíveis com a covid-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou procure o Pronto Socorro, na Maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
Uma vez diagnosticado com covid-19 pelo médico, receba as orientações e prescrição dos medicamentos que você deverá usar. O médico poderá solicitar exames complementares. Inicie o tratamento prescrito imediatamente. Mantenha seu médico sempre informado da evolução dos sintomas durante o tratamento e siga suas recomendações.
Jornal da Chapada