Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: STJ decide que Google é obrigado a entregar buscas que envolvem assassinato da vereadora Marielle

A vereadora carioca Marielle Franco | FOTO: Renan Olaz/Câmara do Rio |

A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 8 a 1, que o Google deve ser obrigado a entregar dados de usuários para investigadores que apuram o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

O Google tentou anular através de diversos recursos decisões da Justiça fluminense que determinaram à empresa o fornecimento de IPs que efetuaram pesquisa no buscador com determinadas expressões nos dias que antecederam o assassinato de Marielle e Anderson.

As pesquisas que o Google deverá entregar envolvem a busca pelas palavras “Marielle Franco”, “vereadora Marielle”, “Agenda vereadora Marielle”, “Casa das Pretas”, “Agenda vereadora Marielle”, e “Rua dos Inválidos”, efetuadas entre 7 e 14 de março de 2018.

O pedido do Ministério Público inclui ainda dados de quem passou pelo pedágio da via Transolímpica, na zona oeste do Rio, no dia 2 de dezembro de 2018, data em que a presença do carro usado no crime foi identificada naquele local.

O Google considera que as determinações judiciais colocam em risco o direito à privacidade dos usuários da plataforma. Redação do site da Revista Fórum com informações do Estadão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas