Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Fogo na região do ‘Pico do Itobira’ destrói cerca de 118 hectares de vegetação antes de ser debelado em Rio de Contas

As chamas foram debeladas por brigadistas voluntários | FOTO: Reprodução/PMRC |

Cerca de 118 hectares da vegetação foram destruídos durante incêndio florestal na região do município de Rio de Contas, no sul da Chapada Diamantina. A informação foi publicada pelo site G1, após a Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmar o número. As chamas foram debelados ainda na última quinta-feira (27). Conforme os dados divulgados, a área tomada pelo fogo corresponde a cerca de 1,18 milhão de metros quadrados.

Esse incêndio foi identificado na última quarta-feira (26) e brigadistas voluntários, com apoio da gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) e da Secretaria do Meio Ambiente, foram para o combate direto à linha de fogo que só foi debelado no final da manhã da quinta. O G1 informa que “não há detalhes do que tenha provocado as chamas”.

Ainda na última quarta, o combate ao fogo aconteceu em uma linha que tinha pelo menos dois quilômetros próximo ao ‘Caiambola’, um povoado do município chapadeiro. “As ações possibilitaram a preservação de áreas importantes do ponto de vista hídrico e ecológico. O combate evitou que os incêndios tomassem proporções maiores e consequências ao meio ambiente”, salienta texto publicado no portal.

Rio de Contas é um dos municípios turísticos da região, e com o fim das chuvas e aumento da temperatura neste período de ano, é possível ocorrências frequentes de incêndios florestais. A região que foi afetada pelas chamas fica, inclusive, próxima de um dos pontos turísticos: o ‘Pico do Itobira’. “A secretaria informa ainda que nos dias 21 e 22 de agosto, ocorreu outro incêndio na área de proteção que não se alastrou”, descreve o texto do G1.

O monitoramento da área queimada foi realizado pelos brigadistas. No entanto, eles não precisaram atuar, pois a neblina no local ajudou a conter e extinguir o fogo. A pasta de Meio Ambiente salienta que 50% da Área de Proteção Ambiental fica em Rio de Contas, e o restante em outros cinco municípios, Rio do Pires, Piatã, Abaíra, Jussiape e Érico Cardoso. Jornal da Chapada com dados do G1.

Leia também

#Chapada: Incêndio florestal em Rio de Contas é controlado por brigadistas; chamas se aproximaram de povoado

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas