Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Secretaria de Saúde de Piatã emite nota e rebate denúncias de Agentes Comunitários do município

A pasta ressalta que a participação dos Agentes Comunitários de Saúde é fundamental | FOTO: Divulgação |

A Secretaria de Saúde de Piatã, município da Chapada Diamantina, rebateu denúncias veiculadas pelo Jornal da Chapada em matéria publicada no dia 12 de agosto, onde Agentes Comunitários de Saúde (ACS) denunciavam abandono e descaso com a categoria por parte da Secretaria de Saúde (veja aqui). Dentre as acusações estão que os trabalhadores estavam alheios às decisões da área e sem equipamentos de proteção individual adequados tiveram suas atividades ampliadas em atuação nas barreiras sanitárias das entradas do município.

No entanto, a Secretaria de Saúde de Piatã rebate essas acusações por meio de nota. O órgão responde que “todo o trabalho é pautado nas notas técnicas do Ministério da Saúde. É importante salientar que as informações divulgadas não passam de uma distorção da realidade do trabalho realizado pelos profissionais”. A pasta municipal ressalta ainda que a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, é fundamental.

De acordo com os dados enviados ao Jornal da Chapada, “o enfrentamento da pandemia passou a incorporar o trabalho dos profissionais da saúde, não ouve acúmulo de funções, entende-se por acúmulo de função quando são atribuídas funções que extrapolam as competências de um profissional e esta situação não corresponde às atividades executadas pelos ACS”. Com relação às acusações de perseguição e retaliação, a Secretaria de Saúde informa ser “acusações infundadas”.

“O trabalho de coordenação também é de monitoramento do trabalho realizado, e sempre que havia irregularidades ou denúncias da população sobre a falta de visita dos ACS, o agente responsável pelo território era chamado para ter ciência da queixa, mas nunca foi feito em situação de vexação ou exposição, sempre de forma respeitosa e sigilosa”, ressalta a pasta. A nota pode ser verificada na íntegra aqui.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Agentes Comunitários de Saúde denunciam abandono e descaso com a categoria em Piatã

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas