Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Medicamento para gatos pode curar covid-19 em humanos, afirmam cientistas canadenses

A pesquisadora afirma que faltam mais testes | FOTO: Reprodução/Tech Tudo |

A busca por um medicamento para curar a covid-19 ganhou um novo candidato nesta sexta-feira (28), após um grupo de pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, afirmar que tiveram sucesso com os testes de um medicamento já conhecido, porém inusitado. Se trata do GC373, um produto usado em gatos para o tratamento de peritonite infecciosa felina, doença que pode ser fatal para esses animais, e que também é causada por um tipo de coronavírus (conhecido como FCov).

No caso, os pesquisadores teriam desenvolvido uma nova versão similar para humanos, o GC376. “Nos gatos, esse medicamento (GC373 teve enorme sucesso, não apresentou efeitos colaterais e curou 19 de 20 animais testados. Fizemos apenas umas pequenas alterações para criar o GC376, porque a estrutura do FCoV é muitíssimo similar à do SARS-CoV-2, e a forma como a peritonite infecciosa felina se desenvolve também se parece muito à covid-19”, comentou a professora Joanne Lemieux, que lidera o projeto.

Ainda assim, a pesquisadora afirma que faltam mais testes e patentes para garantir que o novo medicamento possa ser uma alternativa real para enfrentar a pandemia. “Com certeza, é um forte candidato a ser uma alternativa para combater diferentes tipos de infecções por coronavírus em humano, e estamos trabalhando para adaptá-lo ainda mais para esse propósito”, concluiu a cientista canadense. As informações são da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas