Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Programa Bahia Rural comemora 21 anos e reexibe especial sobre a região do Vale do Pati

O Vale do Pati é um dos locais mais buscados por trilheiros | FOTO: TV Bahia |

Mais uma vez a emissora Rede Bahia aposta em mostrar a magnífica e singular beleza natural encontrada na Região da Chapada Diamantina. Desta vez, foi o programa Bahia Rural que comemorou 21 anos no ar, neste domingo (30), apresentado pela âncora Georgina Maynart. O destaque foi para o Vale do Pati, reserva ecológica localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD).

Durante a reexibição, foi mostrada a vida simples e acolhedora de quem vive no local, bem como os costumes de moradores em um lugar onde a energia elétrica não chega. Receitas típicas do Vale como o pão caseiro e uma lasanha que não leva massa também foram destaques.

A viagem pela trilha foi feita a partir do Guiné, em Mucugê, com a ajuda de mulas e burros, já que no Pati não há como trafegar com veículos. Na reportagem, foi possível conhecer a história de vida de Seu Eduardo, o mais velho tropeiro do Vale, que contou muitas histórias de aventura e curiosidades da região. O tropeiro faleceu no início deste ano (veja aqui).

O programa mostra o Gerais do Rio Preto, com seus chapadões, e imagens de perder o fôlego, como a do Cachoeirão, com seus 260 metros de queda d’água, que encanta os visitantes que vão para o Pati. A vida das comunidades, onde as famílias se reúnem em frente suas casas para contar causos e histórias.

Teve ainda o forró pé de serra dos ‘Filhos de Dona Raquel’, Agnaldo, André e João, que foi mostrado na reportagem. E foi com um pouco da história de Dona Raquel, uma das mais antigas moradoras do Pati e referência da região, que a trilha ao vale foi explorada pela apresentadora com foco nos tropeiros da região (veja aqui o vídeo).

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas