Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura adia reabertura das atividades turísticas em Lençóis por aumento expressivo de pessoas com sintomas de covid

Imagens do município de Lençóis antes da crise sanitária se alastrar no país | FOTO: Montagem do JC/PML |

Próximo da reabertura das atividades turísticas no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, prevista para esta terça-feira (1º de setembro), a prefeitura decidiu adiar e não tem previsão de uma nova data para que isso aconteça. Por meio de nota publicada pela assessoria em rede social, nesta segunda-feira (31), um dos pontos decisivos para o adiamento das atividades no município chapadeiro foi o aumento de 300% do número de pessoas com sintomas similares aos da doença covid-19, ou seja, com suspeita de infecção.

“Na semana de 16 a 22 de agosto, por exemplo, havia o total de nove pacientes sintomáticos que foram testados para covid-19 [todos com resultado negativo]. Já nesta última semana – de 23 a 30 de agosto – já são 34 pessoas com sintomas semelhantes ao covid-19 sendo investigados”, aponta a nota de assessoria do município. Outras lacunas são evidenciadas em nota, e dentre elas está a “necessidade de aprovação de Projeto de Lei que prevê multas para pessoas que descumprirem as medidas de combate à covid-19”.

Conforme informações, o projeto está na Câmara de Vereadores de Lençóis desde o dia 14 de maio e aguarda apreciação pelos legisladores – o que deve acontecer na quarta-feira (2 de setembro). A prefeitura também cita outros pontos motivacionais para a não reabertura das atividades como a decisão conjunta de intensificação das ações de conscientização da população com base em documento com sugestões que deve ser organizado pela Associação Comercial de Lençóis (Acel), a realização de vistorias nos estabelecimentos turísticos, que ainda não alcançou um número suficiente de estabelecimentos necessário para reabertura.

Ainda segundo os dados da gestão municipal, o melhor no momento é aguardar a apreciação do projeto para fiscalização, a apresentação de sugestões educativas e observar a dinâmica de números de casos suspeitos e confirmados da doença respiratória no município. A assessoria explica que “a liberação de colocação de mesas nas ruas por restaurantes [cumprindo medidas de distanciamento estabelecidas em decreto] e a ampliação do horário dos restaurantes para até as 21h, solicitações apresentadas pela Acel à prefeitura, serão mantidas mesmo com o adiamento da reabertura”.

No boletim epidemiológico desta segunda-feira, o município registra 132 casos confirmados, sendo seis ativos e 126 curados. Outras 14 pessoas foram notificadas com suspeita da doença e sete aguardam resultado de amostra coletada. Lençóis já realizou um total de 998 testes e 866 tiveram resultado negativo.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Lençóis flexibiliza decreto que reabre o turismo, mas mantém exigência de teste de covid para visitantes

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas