Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Projeto de extensão do Ifba de Seabra visa combater a desinformação e ‘fake news’ em tempos de pandemia

A desinformação pode promover caos e histeria | FOTO: Arquivo/Enfoque MS |

Com a intenção de combater a disseminação de notícias falsas na internet, o projeto de extensão ‘Checker News: combatendo a perpetuação das notícias falsas na internet sobre a Covid-19’ lançou um guia educativo de combate às ‘fake news’. A publicação está disponível para acesso na página de Divulgação Científica do Instagram @fisica_contextualizada e será disseminada junto à comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus do município de Seabra, na Chapada Diamantina, com intenção de auxiliar no enfrentamento aos novos desafios do cenário adverso da pandemia.

O projeto é composto por Rafaelle Souza (coordenadora do projeto), Laura Rodrigues, Raiane Brandão e Styves Miranda (extensionistas). O guia tem por objetivo principal informar as medidas de combate às ‘fake news’ que deverão ser adotadas para identificar a veracidade de uma notícia, uma vez que, em meio à pandemia do novo coronavírus, a proliferação dessas notícias só têm aumentado.

A desinformação pode promover caos e histeria. Portanto, é importante estar apto a realizar análise crítica das matérias disponíveis na rede. Essa é uma maneira de convidar a sociedade a agir de forma responsável e consciente, priorizando o conhecimento científico em frente a esse cenário pandêmico, avaliando criticamente o que é verdadeiro e o que é falso. Para mais informações acesse a página @fisica_contextualizada.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas