CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Estudantes do Ifba de Seabra conquistam ‘Febrace’ com projeto para combater ‘fake news’ sobre covid-19

O projeto ganhador foi desenvolvido por estudantes do curso de informática em maio do ano de 2020.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) do campus de Seabra, na Chapada Diamantina, conquistou neste mês de março de 2021 o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace) na categoria Ciências Humanas. Essa foi a 19ª edição da feira e o projeto de extensão ganhador foi o ‘Checker News: Combatendo a perpetuação das notícias falsas na internet sobre a Covid-19’, um dos 57 que disputavam a categoria.

Esse projeto, desenvolvido desde maio de 2020, pelas (os) estudantes do curso de informática do campus: Raiane Brandão, Laura Rodrigues e Styves Miranda, sob a orientação da professora de física, Rafaelle Souza, foi contemplado em setembro, no edital nº 06/2020 da Pró-reitoria de Ensino (Proen). Após ser submetido ao Concurso Latinoamericano de Projetos em Ciência e Tecnologia, realizada de forma remota em novembro de 2020, o trabalho conquistou medalha de prata no evento e uma vaga para participar da Febrace 2021.

Com isso, a apresentação do projeto ocorreu virtualmente entre os dias 15 e 27 de março deste ano, no qual os membros da banca realizavam perguntas sobre o projeto aos integrantes da equipe, para que eles demonstrassem domínio dos conteúdos. A avaliação também se deu por material encaminhado à Febrace, composto por vídeo, pôster e relatório.

19ª Febrace
A Febrace é a maior mostra pré-universitária de Ciências e Engenharia do País, com projetos de todas as áreas do conhecimento. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, despertando novas vocações e induzindo práticas pedagógicas nas escolas.

Em decorrência da pandemia de covid-19, a Febrace que é anualmente realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, obteve a 18ª edição realizada à distância, via internet. A Febrace 2021 contou com projetos de todo o país e alguns internacionais.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios