Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradores fazem novo bloqueio protetivo para reforçar controle de visitação no Vale do Capão por causa da covid-19

A barreira foi montada na região do Riachinho | FOTO: Divulgação |

Considerando que novos casos e óbitos por covid-19 continuam sendo registrados no município de Palmeiras em outras localidades da Chapada Diamantina, um grupo de moradores do Vale do Capão retomou a barreira sanitária na entrada da comunidade na região do Riachinho. A retomada da ‘Barreira do Capão’ acontece como medida preventiva já a partir desta sexta-feira (4).

O Vale do Capão é um dos locais acometidos, prinicipalmente, pelo aumento da presença de visitantes e turistas durante todo o ano. E a decisão do retorno da barreira tem o apoio do Conselho de Gestão do Capão (CGC) — foi autorizada pelo poder público —, e tem a intenção de auxiliar no controle de visitação e conter a entrada do vírus na região.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina e o município de Palmeiras continuam fechados para turistas, por decretos nacional e municipal. No entanto, ainda há um aumento contínuo de visitantes que colocam a população do Vale do Capão em situação de vulnerabilidade e risco, conforme informa o grupo de moradores em rede social. O grupo ressalta “que é importante contar com o apoio da comunidade para compor o quadro de voluntários”.

Além disso, os moradores destacam também que itens de doação como gasolina, EPI’s, lanches e dinheiro para a manutenção da barreira e remuneração diária dos colaboradores, serão bem-vindos. Para mais informações, ou doações, entre em contato através da página do Facebook ‘Barreira do Capão’ e saiba como ajudar.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas