Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Pesquisa revela que aumento de casos de infecção de covid-19 é inevitável em Mucugê

Duas pessoas já morreram na cidade devido à covid | FOTO: Reprodução/PMM |

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Uneb, campus de Seabra, aponta que o município de Mucugê, na Chapada Diamantina, sofrerá um acréscimo de novos casos da covid-19 nos próximos 30 dias, caso medidas preventivas não sejam tomadas. Mucugê registra, até o momento, 66 casos confirmados de covid-19 e dois óbitos causados pela doença.

Umas das hipóteses é que o complexo rodoviário de Mucugê estabelece variadas rotas de transmissão para locais adjacentes, até mesmo para pequenos epicentros provenientes de Jequié, Vitória da Conquista e Itaberaba. O distrito de Guiné, a norte do território, também pode ser influenciado pela BR-330 e BA-148.

Há previsão para pico de curva de casos ativos, nos próximos 30 dias, com ou sem medidas de distanciamento social. De acordo com a Secretaria de Saúde de Mucugê, a região conta também com 47 casos monitorados, 63 casos curados, nenhuma pessoa com suspeita da doença, e um caso em recuperação. Além disso, 990 testes já foram realizados (entre testes rápidos e laboratoriais) no município chapadeiro.

Recentemente as atividades turísticas foram reabertas, como o Parque Sempre Viva, na última sexta-feira (4), dentro dos protocolos preconizados pelos órgãos de saúde. O Jornal da Chapada entrou em contato com o secretário da pasta da Saúde, Igor Teles, para questionar sobre a previsão apontada pelos pesquisadores. Igor ressalta que o município tem seguido as medidas de prevenção e que até o momento nenhum caso registrado está associado ao turismo.

“Estamos seguindo com todas as recomendações dos órgãos de saúde, trabalhando com as prevenções, distanciamento social, atividades educativas, monitoramento, sanitização, protocolos e realizando exames para fins diagnósticos na população. A reabertura se deu através de protocolos de segurança para a retomada da atividade econômica no município. Até a presente data nenhum caso esteve relacionado ao turismo. Por segurança, também, caso haja elevados casos, conforme relata o protocolo, será revisto toda a reabertura”, declarou Igor Teles.

O titular ainda completa que o município tem um caso ativo e que os leitos para tratamento da covid-19 municipal estão desocupados e a capacidade de UTI do Estado variando nos 50%. “Seguimos com todo trabalho que se iniciou em março, solicitamos apoio de todos os moradores e visitantes para cumprirem todos os decretos e protocolos estabelecidos para seguirmos com a nossa cidade de forma segura”, finaliza o secretário.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas