Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Poço Azul não tem previsão para reabertura de visitação durante a pandemia da covid-19

O Poço Azul fica no território do município de Nova Redenção | FOTO: Divulgação |

Diferente da Fazenda Pratinha, em Iraquara, que já se encontra aberta para visitação turística (leia aqui), o ponto turístico Poço Azul, localizado no município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, não tem previsão de reabertura enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela administração local ao Jornal da Chapada. “Não temos previsão”, aponta a direção do ponto turístico.

O município chapadeiro já contabiliza, no acumulado desde o início da pandemia, 43 casos positivos de covid-19, sendo que 41 já estão curados, e dois permanecem ativos. Para quem não sabe, o Poço Azul foi descoberto em 1920 por garimpeiros, e só se tornou um local turístico a partir de 1994. Ele possui cerca de 40 metros de profundidade e uma área de banho. À medida que se aproxima do fundo, a temperatura esfria. Na base de madeira acima da água, o visitante é orientado a não pular ou manter ações bruscas na água. É permitido apenas a flutuação.

Após receber o material de mergulho, o visitante segue para a entrada da caverna de 250 metros. A descida até o poço é bem íngreme em cerca de 15 metros e você passa por uma escada de madeira construída para favorecer essa exploração turística. Mesmo que saiba nadar é importante a utilização do colete, pois a composição da água faz com que o visitante se canse mais se tentar nadar sem esses equipamentos. Por isso, sempre há alguém monitorando os grupos que estão na água.

Entre maio à setembro é o período em que os raios solares incidem em maior intensidade das 12h30 até às 15h. O local também conta com uma loja de artesanatos, banheiros com chuveiros, uma pastelaria e um restaurante que serve pratos típicos da região.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas