Ícone do site Jornal da Chapada

Jornal da Chapada completa 23 anos de atuação, reforça processo de apuração e amplia trabalho de jornalismo na região

Deninha Fernandes é editora-chefe do Jornal da Chapada | FOTO: CrisPhoto |

O Jornal da Chapada completa 23 anos de fundação nesta quinta-feira (10). No entanto, as comemorações começaram desde o dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil, e o dia em que o primeiro exemplar impresso do Jornal da Chapada foi para as bancas. A empresa foi criada oficialmente quatro dias depois da circulação do primeiro exemplar, um tabloide em preto e branco, que depois passou a ser colorido e agora é um portal de notícias na internet.

Nesses 23 anos de atuação, em Itaberaba e região da Chapada Diamantina, muita coisa aconteceu. Passaram muitos profissionais por nossa redação, por meio dos quais, adquirimos e trocamos experiências. O jornal cresceu de tabloide ‘P & B’, para tamanho ‘standard’, com quatro páginas coloridas. Posteriormente, acompanhando a dinâmica de nossos leitores, o JC migrou para formato online. Atualmente conta com mais de 4.301 assinantes que recebem notícias diárias via e-mail.

Em seguida, adentrou às redes sociais e conquistou mais visibilidade. Atualmente, a página do Jornal da Chapada no Facebook tem mais de 58 mil seguidores e mais de 30 mil visualizações diárias. O JC tem caminhado para conquistar o espaço no meio da comunicação com credibilidade e transparência tanto na região da Chapada quanto na Bahia. Tem avançado todos os dias, mesmo sem grandes patrocínios e investimentos, enfrentando tentativas de censura e dando voz ao povo e a setores da sociedade civil.

“É preciso agradecer as mensagens de congratulações enviadas por colaboradores, leitores, amigos e clientes. E reafirmamos o compromisso com nossa linha editorial. Podemos não agradar a todos, afinal nem o outro JC [Jesus Cristo] agradou, mas temos a consciência do dever cumprido. Isso é o que mais nos importa. Estamos com saudades das coberturas de eventos, uma área de atuação do JC, que nos permite o contato com nossa gente, mas, com certeza, dias melhores virão”, declara Deninha Fernandes, editora-chefe e fundadora do Jornal da Chapada.

Como todos as direções de veículos de comunicação do país, o grupo do Jornal da Chapada também sentiu fortemente os impactos da pandemia do novo coronavírus. Diante da importância social que o grupo tem orgulho de carregar, o jornal online tem contribuído com informações sobre a crise enfrentada na região, divulgando os boletins diários e informando a população sobre as medidas importantes de prevenção à covid-19. E é em meio a essa instabilidade do mercado e enfrentamento da crise sanitária e emergência em saúde pública, que comemoramos 23 anos de trabalho.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas