Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lençóis segue diálogo com representantes da sociedade e reabertura do turismo pode acontecer em outubro

Os municípios da Chapada Diamantina seguem com restrições | FOTO: Arquivo/Túlio Saraiva |

A prefeitura de Lençóis, na Chapada Diamantina, mantém os debates com o Conselho Municipal de Turismo e representantes da sociedade civil sobre a reabertura do turismo. Uma reunião na última sexta-feira (18), por exemplo, selou uma nova fase de união entre os principais atores do turismo que operam na cidade para uma reabertura com foco na segurança dos turistas e comunidade. Ainda sobre a reabertura do turismo, o Comitê de Combate ao Covid-19 se reuniu nesta segunda-feira (21) com o intuito de pensar e avaliar datas e novas estratégias.

Entre as propostas a serem avaliadas estão a reabertura para o turismo no dia 1º ou 10 de outubro. O entendimento comum foi sobre a importância de independente de posições pessoais todos se unirem para que a comunidade seja protegida. Entre os pontos de discordância ainda está a exigência de teste para entrada do turista criticada pelo presidente do Conselho de Turismo, Anselmo Macedo, e por outras pessoas presentes.

Foi informado também um conjunto de ações de comunicação entre elas produção de placas, selos e informativo aos visitantes, além do reforço da comunicação nas redes sociais e site da prefeitura. Outras entidades aproveitaram a oportunidade para reforçar também suas ações durante a pandemia, como o Sebrae com o ‘Reconecta’, o Senac com as mentorias sobre protocolos e a Real Expresso (empresa de ônibus), que destacou que cumpre e cumprirá as determinações municipais e mantém diálogo com o poder público.

Segundo texto de assessoria, os empresários demonstraram suas preocupações com a manutenção dos empregos e falta de clientes, “mas confirmaram que estão engajados em cumprir os protocolos contra a covid-19 em seus estabelecimentos”.

“Com a liberação da circulação de ônibus intermunicipais e a liberação para aglomerações com até 100 pessoas pelo governo do Estado, Lençóis precisará readequar o plano de reabertura para o turismo. Estamos cientes da mudança de conjuntura ligada à pandemia, mas não queremos perder o trabalho que foi desenvolvido até aqui e todo o empenho dos empresários”, comenta o prefeito Marcos Airton (Republicamos).

Nesta segunda-feira (21), o boletim de Lençóis aponta que entre os 140 casos confirmados, sendo quatro ativos e 136 curados. Mais de um mil testes já foram realizados na população de pouco mais de 11 mil habitantes, sendo que sete casos continuam em investigação. A cidade não registrou óbitos ligados à doença respiratória aguda grave, nem tem pacientes internados. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas