Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2020: Gestores com contas reprovadas pelo TCU já estão na lista do ‘Clica e Confirma’ do TSE

Os cidadãos que tiverem seus nomes nessa relação podem ser impedidos de disputar cargos eletivos | FOTO: Divulgação |

Já está no ar mais uma edição do podcast ‘Clica e Confirma’, produzido pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O programa destaca a entrega ao TSE da lista de gestores que tiveram contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os cidadãos que tiverem seus nomes nessa relação podem ser impedidos de disputar cargos eletivos nas Eleições Municipais de 15 de novembro de 2020, em razão das restrições previstas na Lei Complementar nº 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa.

A relação com mais de sete mil nomes de gestores públicos foi entregue ao presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, pelo presidente do TCU, ministro José Múcio Monteiro. A listagem inclui todos os gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares, com trânsito em julgado, nos últimos oito anos. Outro destaque do programa são os critérios e procedimentos para o eventual envio de Força Federal para determinados municípios durante as Eleições 2020. No primeiro turno do pleito de 2018, esse apoio foi deslocado para 513 localidades de 11 estados da Federação.

Fechando a 23ª edição do podcast, o ouvinte conhecerá detalhes do calendário eleitoral 2020, sobretudo as orientações e determinações para o período de 17 a 26 de setembro. Também vai conferir uma reportagem especial sobre o Dia da Democracia e saberá mais sobre a campanha do TSE de combate à desinformação. O podcast ‘Clica e Confirma’ é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o ‘Clica e Confirma’ nas seguintes plataformas de áudio: Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts e no site do TSE. As informações são do TSE.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas